Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A SAÚDE DO SUS NO BRASIL...PRECÁRIA


Mães e recém-nascidos ficam em colchões no chão da Santa Mônica

09:23 - 23/07/2012Renée Le Campion
Com maternidade superlotada, gestantes aguardavam na recepção pelo primeiro atendimento
Um caos. É desta forma que a maternidade escola Santa Mônica define a situação de superlotação na manhã desta segunda-feira (23). Apenas no corredor pré-parto, há pelo menos 12 pacientes que já deram à luz, mas não têm onde repousar com os recém-nascidos.
De acordo com a assessoria de comunicação da Santa Mônica, o fechamento de outras maternidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o final de semana resultou na superlotação do hospital escola.
Por ser uma maternidade de alto risco, a assessoria de comunicação explica que a Santa Mônica não pode fechar as portas e recusar o atendimento às grávidas, que acabam por se enquadrar na situação de alto risco a partir do momento que não receberam o atendimento adequado.
Várias gestantes aguardavam pelo primeiro atendimento na maternidade. Sentindo muitas dores, a jovem Caroline Ferreira da Silva, de apenas 16 anos, esperava com um feto morto no ventre para se submeter a uma curetagem.
"Viemos ontem à tarde e mandaram a gente voltar pra casa, porque a maternidade estava superlotada. Voltamos hoje, conforme foi pedido, mas até agora nenhum atendimento. Isso é um absurdo. Minha filha já passou por um grande sofrimento pelo morte do bebê, agora tem que passar por mais um sofrimento. Isso não pode acontecer" disse revoltado José Rubens Teixeira, pai da jovem Caroline

Nenhum comentário: