Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SOU MAIS O OLHO AZUL


FRENTE RACHADA
PT não abre e encara briga com o PSB de Eduardo


Partido considera "inegociável" ceder a cabeça da chapa no Recife ao PSB e adverte governador que racha não seria bom


O indicativo de que o governador Eduardo Campos deve mesmo apadrinhar um candidato do PSB à Prefeitura do Recife não abalou a determinação do PT de encabeçar uma chapa, mesmo que isoladamente, na disputa municipal. A ordem é não recuar e convencer os socialistas de que o distanciamento dos dois partidos, nesta eleição, poderá ser prejudicial ao governador nos seus dois últimos anos de mandato.

De maneira cautelosa e não menos taxativa, o recado foi dado no fim de semana pela cúpula petista. No sábado (16), o senador Humberto Costa avisou claramente que o partido não aceita a possibilidade de ocupar a vice do PSB. "O PT não aceita a possibilidade de o PSB encabeçar a chapa (da Frente Popular). Isso quebraria um equilíbrio político, um partido só ter o Governo do Estado e ter a prefeitura”, afirmou em entrevista ao JC no forró promovido pelo vice-governador João Lyra (PDT), em sua chacára, em Caruaru.

Já no domingo (17),o presidente estadual do PT, deputado federal Pedro Eugênio reforçou o alerta. Também ao JC, Eugênio deixou claro que o partido não enxergará com “normalidade” a decisão socialista de trilhar rumo separado do PT na capital. Portanto, o lançamento de uma candidatura do PSB significará, na ótica petista, o rompimento da Frente Popular.

“Uma candidatura do PSB nas atuais circunstâncias significa que a Frente deixará de existir. Não é algo que vá ser encarado como uma coisa normal do partido. E dividir a Frente é uma coisa complicada. Prejudica essa eleição e a futura”, alertou.

De acordo com Pedro Eugênio, o partido está disposto a buscar a unidade da aliança que sustenta, hoje, o Executivo estadual e municipal, mas que a hipótese do PT ceder sua vaga na cabeça de chapa, como chegaram a propor lideranças do PSB, é “inegociável”. “Achamos importantíssimo a preservação da Frente. Vamos fazer todo o esforço possível. O que não é negociável é deixarmos de encabeçar essa chapa, tendo em vista que estamos à frente da Prefeitura há 12 anos”.

O petista também evitou comentar rumores que apontam a presença do deputado federal João Paulo numa eventual chapa “puro-sangue” do PT. O dirigente prefere ainda acreditar que a legenda pode garantir o apoio dos demais partidos da Frente, mas sinalizou que a possibilidade de convocar o ex-prefeito para ocupar o posto de vice, por exemplo, não está descartada. “Essa coisa de chapa puro-sangue é só especulação. Mas, se acontecer, vamos contar com nossos quadros de maior densidade eleitoral e expressão política para enfrentar esse desafio, não tenha dúvidas”, avisou

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/

Nenhum comentário: