Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

AGUARDEMOS O FUTURO...


OLINDA
Maternidade Brites de Albuquerque é reinaugurada após um ano e sete meses em reforma
Nova estrutura física e funcional obedece a RDC 50 ANVISA, em obediência aos preceitos do Programa HumanizaSUS

 / Foto: Clemilsom Campos/JC Imagem
Publicado
Do JC Online


Foto: Clemilsom Campos/JC Imagem

Após passar um ano e sete meses em reforma, a Maternidade Brites de Albuquerque,localizada no km 2 da PE-15, na Cidade Tabajara, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, será reinaugurada na manhã desta segunda-feira (18). Entre as melhorias realizadas estão a climatização e informatização da recepção, e a restauração de seis enfermarias, três salas de parto, sala de recuperação, berçário e blocos cirúrgicos. O orçamento para realização da reforma custou R$ 500 mil, o valor foi dividido entre os governos Estadual e Federal.

A nova estrutura física e funcional obedece a RDC 50 ANVISA, sendo adotados parâmetros de conforto para melhor atender pacientes, funcionários e público em geral, em obediência aos preceitos do Programa HumanizaSUS. “A meta principal é o atendimento do paciente, desde a recepção até a alta hospitalar”, destaca a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda.

INFOGRÁFICO

ampliar
A reforma, além de contemplar ambientes, readequações e recuperação da estrutura física existente, também incluiu a revitalização de instalações elétricas, hidráulicas e especiais. Os recursos obtidos para a melhoria da unidade materno infantil foram oriundos do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo Estadual e Prefeitura de Olinda.

A cerimônia de reinauguração aconteceu às 10h e contou com a presença do governador Eduardo Campos, do prefeito do município, Renildo Calheiros, da deputada federal Luciana Santos, entre outros políticos do município.

Vale destacar que esta é a uma das quatro intervenções prometidas para a unidade de saúde. Nesse primeiro momento, a maternidade continua atendendo partos com risco considerado habitual, ou de baixo risco. Segundo a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, a unidade tem 24 leitos e podem ser realizados até 200 partos por mês.


GALERIA DE IMAGENS
Maternidade Brites de Albuquerque é inaugurada após 1 ano e 7 meses fechada para reforma

Legenda







As outras três etapas, que tem previsão de serem concluídas em 2013, incluem a ampliação do número de leitos.  A próxima intervenção compreende o aumento de 26 leitos. Outra promessa é a transformação da maternidade de baixo risco para alto risco, para isso a unidade contará com UTI neonatal e obstetra, bem como Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

A última etapa prevê a criação da Casa da Gestante que vai amparar as mães antes e após o parto.

Nenhum comentário: