Pesquisar neste Blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS...


PT salva Protógenes, parceiro do Dadá.



Em nome da aliança com o PCdoB e de olho nas eleições, o PT constrangeu publicamente um de seus deputados, relator do caso de Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) no Conselho de Ética da Câmara. Amauri Teixeira (PT-BA) apresentou ontem parecer favorável à investigação das ligações do comunista com o araponga Idalberto Matias Araújo, o Dadá, mas foi repreendido por sua legenda.

Quando Amauri antecipou o conteúdo do relatório na semana passada, integrantes do PCdoB pediram satisfação ao líder petista, Jilmar Tatto (SP), sobre a decisão do deputado baiano. O incômodo foi repassado ao relator. Amauri recebeu um telefonema do presidente do PT, Rui Falcão, avisando que o partido era contra a investigação. Apesar da pressão, Amauri Teixeira manteve o parecer.

Na sessão de ontem, o deputado Sibá Machado (PT-AC), orientado pelo líder, apresentou voto contrário ao relatório. "Com as informações que existem hoje, eu coloco minha mão no fogo pelo Protógenes", registrou o parlamentar. Para reforçar a irritação com o ato do relator, Jilmar Tatto foi à reunião do conselho e declarou que toda a bancada era contra o texto de Teixeira. "Foi um erro político dele, porque não tem sentido nenhum acusar o Protógenes de quebra de decoro diante dos fatos", criticou.

A posição havia sido combinada em reuniões entre petistas. "Concordamos que ninguém esperava esse relatório, não foi nada conversado antes e o Amauri pesou demais na tinta", comentou um parlamentar da legenda. As articulações eleitorais, porém, foram cruciais para a decisão.

Em São Paulo, o PCdoB tem ensaiado apoio tanto à candidatura de Fernando Haddad (PT) quanto à de Gabriel Chalita (PMDB). "Era evidente que, em um momento em que estão sendo negociadas alianças para as eleições, haveria pressão do PCdoB para não permitir que seu deputado fosse processado", acrescenta o petista. Ao justificar a reprimenda ao relator, Jilmar Tatto entregou a estratégia. "O PCdoB é nosso aliado há muito tempo e tem poucos deputados, coitado. Se perder um, já são 10% da bancada a menos", ironizou.

Fonte:/http://coturnonoturno.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: