Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

OS TRAFICANTES AGRADECEM...


Que Droga!!!!!




     
Por Sheila Aragão

“De boas ações, o inferno está cheio!”, já dizia minha avó. Tudo bem que se queira salvar os viciados em crack, a droga que está acabando com parte das crianças, jovens e adultos de várias grandes cidades do País e do Mundo, sem distinção de classes sociais. Mas daí, a transformar a Área Central da Capital da República, no acolhimento dos dependentes químicos são outros quinhentos!

No último dia 1º de setembro os Governos Federal e do DF intensificaram a Campanha Contra o uso do Crack. É um cerco ao consumo da droga mais terrível, capaz de danos irreversíveis no ser humano. A atitude é belíssima, digna de aplausos, foi encampada pelo  Rock in Rio, que lançou um clipe com os mais brilhantes artistas brasileiros cantando EU VOU SEM DROGA NENHUMA! (Veja no final desta matéria o clipe na íntegra).

É simplesmente maravilhoso!!! E não estou aqui para criticar uma campanha desse nível, até porque sempre estive do lado do combate às drogas, em todos os sentidos. Mas preciso, necessito mesmo expor um problema às autoridades competentes.

Em 31 de agosto passado, véspera da intensificação da campanha contra o Uso do Crack, o GDF inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial – CAPs – para usuários de álcool e drogras a área central de Brasília, no antigo Touring, próximo ao Conic. O governador Agnelo Queiroz, lançou naquele dia o Plano Distrital de Enfretamento ao Crack e outras Drogas, com a participação de 15 secretarias do Governo, com 86 ações, 43 medidas de prevenção, incluindo 16 ações que iniciaram imediatamente.

“Vamos abordar o enfrentamento das drogas de forma integrada. Não é uma ação isolada. E o CAPs é um instrumento poderoso na abordagem de usuários de drogas em uma área central do Plano Piloto”, destacou o governador. O CAPs – AD funcionará 24 horas para assegurar cobertura para 303.432 habitantes, incluindo acolhimentos, avaliação e inserção nos tratamentos, além do Projeto Rua da Vida. “Queremos tratar o usuário numa perspectiva integral, cuidando da saúde como um todo”, destacou o gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Augusto César, durante a inauguração do CAPs.

Pois bem. Há anos, a região do Conic, o Setor de Diversões Sul (SDS) sofre com o problema das drogas e suas derivações: assaltos, prostituição, etc... etc... A comunidade que freqüenta a área, ( ou melhor seria dizer o Setor?), não é composta de um “povo doido”, “artistas” e “estudantes de Teatro, Dança e Artes de uma maneira geral”, que fazem aula no Dulcina.

Opa!! Batam na boca para pronunciar o nome dela que foi a maior artista desse nosso país sem memória!!!! DULCINA DE MORAES, tudo em caixa alta! Ela, essa “doida” juntou tudo que tinha ( leia-se, fama, sucesso, poder, glória!!), aquilo que todos perseguem hoje nos seus 15 mega bytes de fama, e  dinheiro, que também não era pouco, e juntou-se ao sonho de JK transferindo para a Capital Federal sua Escola de Artes Cênicas: a FBT – Fundação Brasileira de Teatro.

Dulcina cravou a FBT no meio do Setor de Diversões Sul, sem saber muito bem, o que significava esta “coisa” tão setorizada. Fechou os olhos e diante de uma planta do Plano Piloto, pediu a Deus que guiasse seu dedo e apontasse onde seria a sua Fundação: bem ali, no que hoje chamam de Conic.

O Teatro Dulcina e a FBT foram inaugurados na década de 80. Estão fazendo 30 anos, em meio ao descaso das autoridades. Tombados, porque o ex-governador cassado pelo povo brasiliense, resolveu numa canetada que o prédio é um Patrimônio da Capital Federal. Mas que patrimônio é esse, que nenhuma autoridade dá a menor bola? Vez por outra aparece em escândalos na imprensa em que políticos “sinistros” que ficaram bilionários em menos de uma década, usam o nome da grande Dama do Teatro Brasileiro?

Pelo amor de Deus!!! Acordem autoridades!!!

Alí, no Setor de Diversões Sul, funciona uma Faculdade, onde estudam pessoas de bem. Cursos de pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais, Direção Teatral, Artes Visuais, têm professores e alunos que reservam suas noites para aprimorar o conhecimento. Sem contar, os artistas respeitados pelo público e pela crítica, não só de Brasília, mas muitas vezes, nacional e internacional, que estão ali nas salas da FBT de 2ª a sábado, ou ocupando o palco do Teatro Dulcina, nos fins de semana. Isto só para falar na Faculdade, hoje verdadeiramente quem tem a ver com atividade Cultural no Setor.

Mas e os funcionários das dezenas de lojas do SDS? Os freqüentadores da Igreja Universal, ex- templo cultural (o magnífico Cine Atlântida) vendido ao Bispo Macedo durante o governo Cristóvam Buarque? Claro que mesmo não sendo de propriedade do GDF, como diz o presidente da Fundação Brasileira de Teatro B. de Paiva, que prometeu a Dulcina manter a FBT ali enquanto estivesse vivo, “o mínimo que um homem de Educação como o senador Cristóvam tinha a fazer, era desapropriar o imóvel ou tombá-lo para que o Setor de Diversões não perdesse a sua verdade.”.

Nada também quanto a religiões. O Setor que não se destina a Templos, certo? Pois é... de novo! Lá estamos nós tentando fazer renascer um setor criado por Niemayer e Lúcio Costa que pela desorganização governamental possibilitou a existência de oito (8) proprietários diferentes naquela área. Com interesses dos mais variados: Igreja no Setor de Diversões pode??? O que prevê o Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Brasília, o PDOT?

No lado Norte, na outra Asa, temos o Conjunto Nacional, provacvelmente por um pouco mais de consciência pública teve o terreno licitado apenas para dois donos, que conseguiram entender a vocação do Setor de Diversões Norte.

Enquanto a cidade se estrutura para os grandes eventos, porque agora tá na moda, tudo é Copa de Mundo e Olimpíada, o Setor de Diversões Sul, tem o CAPs – AD 24 horas, encravado ali, desvirtuando mais uma vez a vocação da área.

Me perdoem os bem intencionados, mas ali, onde o Touring Club do Brasil, mirou a Esplanada dos Ministérios durante anos, tinha , logicamente, que existir algo que ficasse realmente 24 horas aberto sim. Mas um centro gastronômico, artístico, cultural, turístico, um organismo vivo, que pulsasse o sentimento do brasiliense que acredita na cidade. Que usa sua cidade como deve ser usada, humanizada...

Enquanto as autoridades pensam em Copa do Mundo e Olimpíada para 2014 e 2016, Brasília vive durante todo o ano, de 2ª a 6ª feira, uma Copa ou uma Olimpíada, com a rede hoteleira lotada, restaurantes cada vez mais diversificados, e cerca de 200 eventos de domingo a domingo. Há shows, teatros, exposições, que cada vez mais fazem da Capital Federal um roteiro cultural obrigatório. A cidade é sede de vários eventos culturais. Tem artistas consagrados que tiram seu sustento na cidade. Um mercado de trabalho que está se profissionalizando na marra. Só quem parece não acreditar muito nisso, são as autoridades, que geralmente não chegam a Brasília pra ficar. Passam pela cidade com espírito de colonizador, e em sua maioria, como exploradores, sugando o que podem, voltando para suas casas nos fins de semana prolongado de  5ª a noite a 2ª pela manhã.

Quem é de Brasília, não deixa a cidade todo fim de semana.  Como em qualquer outra capital, há quem sai nos sábados e domingos, mas a maioria fica, porque o dinheiro não anda dando sopa e nem todo mundo é funcionário público.

Para sustentar toda a infra-estrutura do funcionalismo público, a cidade tem GENTE!!! Profissionais liberais, comerciantes, artistas... gente que vive honestamente do dinheiro público, que é devolvido ao mercado através da folha de pagamento dos Governos Federal e do DF.

Portanto, vamos trabalhar já para nossa Copa e nossa Olimpíada! Os usuários e empresários do SDS e SDN conseguiram uma vitória com as autoridades, quando o GDF parou de deixar na Rodoviária, na Esplanada, durante os indultos de Natal, Ano Novo, Dia da Mães , ...  os detentos da Papuda. Quem tinha alguma coisa pra fazer, pegava o ônibus e ia pra casa e retornava só no dia de voltar para o presídio. Agora, quem não tinha o que fazer... ficava por ali mesmo garantindo “um ganho”, afinal não voltaria para cadeia novamente.

Depois desta vitória, a situação parecia que poderia melhorar no Setor de Diversões. As aulas de 6ª a noite na Faculdade e os espetáculos no Teatro Dulcina começam a ficar tranqüilos para alunos e freqüentadores do Conic.

Mas ao que parece, esta tranqüilidade foi abalada, desde o dia 1º de setembro. Na última 6ª feira, ao final da pós-graduação, alunas e professoras ficaram por mais de uma hora, aguardando a “molecada” parar de sinalizar com assobios e gritos a saída de possíveis vitimas.

Os “assistidos” pelo CAPs 24 horas fazem arruaça e comentam que “o grande barato é o kit nóia! O kit distribuído pelo GDF contém itens para qualquer boca de fumo, dos países europeus mais liberais, morrer de inveja: vem com cachimbo para fumar crack, seringa individual para aplicação de drogas injetáveis, canudo para aspirar cocaína, preservativo e ainda um protetor labial. É claro que esta não era a intenção de quem inventou o kit. O que se pretende é proteger o ser humano e evitar a contaminação e proliferação de doenças sexualmente transmissíveis.

Como falei no início da matéria, minha avó já dizia: “De boas intenções, o inferno está cheio!” é uma máxima da vovó.Mas, quem em sã consciência vai querer circular por um Setor de Diversões onde usuários de crack voltaram a freqüentar livremente com o apoio do Governo?

Fonte:http://quidnovi.com.br

Nenhum comentário: