Pesquisar neste Blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012


 POR QUE VIREI À DIREITA


    Leitura recomendada




Por Denis Rosenfield, João Pereira Coutinho, Luiz Felipe Pondé
Assunto: Política - Editora: Três Estrelas -Edição: 1ª -Ano: 2012


Sinopse: Em "Por que Virei à Direita", três intelectuais explicam os motivos de sua adesão ao pensamento conservador.
Articulistas da imprensa, o jornalista João Pereira Coutinho, o filósofo Luiz Felipe Pondé e o analista político Denis Rosenfield expõem em detalhes as razões que os levaram a recusar os princípios políticos da esquerda. Seus textos são marcados pela liberdade intelectual e coragem de arrancar o debate político da frouxidão em que está imerso
texto completo.
Coutinho discute os riscos das utopias propagadas pelas esquerdas: "Não é função de um governo conduzir uma comunidade rumo a um fim de perfeição. Não apenas porque os homens são incapazes de atingi-lo, mas porque esse fim é, conceitualmente, inatingível".
Para Pondé, o pensamento progressista tem uma falha essencial: ignora aquilo que é próprio ao ser humano: "A esquerda é abstrata e mau-caráter porque nega a realidade histórica humana a fim de construir seu domínio sobre o mundo".
Rosenfield analisa a "te-leologia da esquerda", que vê o Estado como encarnação máxima da moral. Faz ainda dura crítica à democracia participativa implementada pelo PT, para ele uma armadilha autoritária e "liberticida".


Nenhum comentário: