Pesquisar neste Blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

A PESSOA É CRIADORA DO ESTADO,NÃO CRIATURA

Blog do Xico Graziano


Cuba: amordaçada pelo passado

Em 05/02/2012 às 08:53, comente.

Quem gosta de refletir sobre a democracia e a as questões da República precisa destacar um trecho no artigo “Flores de madeira”, publicado por Yoani Sanches neste domingo (05.02) no Estadão. Diz a blogueira perseguida pelo regime cubano:

“Os antecedentes penais dos cidadãos são determinados também por seu comportamento político. Como não existe separação de poderes, com o Judiciário independente do partido, a índole ideológica influi no prontuário criminal da pessoa”.

Cuba, que já serviu de modelo para uma geração, onde me incluo, mantém a essência, embora disfarçada, daquilo que de pior existia nos regimes comunistas autoritários, qual seja, o domínio do partido único – a ditadura do proletariado – sobre o Estado e a sociedade. Ressalto esse ponto para argumentar que, na ilha dos Castros, inexiste a independência dos poderes, nem a imprensa livre, característicos da República.

Tem gente, aqui no Brasil, que ainda pensa mais ou menos dessa forma à la cubana, ideologia antiga, pensando em ser “de esquerda”. Imaginam ser correto “guiar” a sociedade, como muitos de nós pensávamos nos anos 60 e 70. Lendo Yoani, me assusto com o julgamento dos Tribunais cubanos. É triste ver uma sociedade, que já foi o símbolo da liberdade e da igualdade, amordaçada pelo passado.

Logo, tenho certeza, o regime estoura.

Fonte: O.Político

Nenhum comentário: