Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DITADOR SANGUINÁRIO, NÃO TEM MORAL PARA FALAR

Fidel Castro chama Obama de 'fascista por necessidade'

Líder cubano alfineta presidente dos EUA em declarações sobre seu livro de memórias

08 de fevereiro de 2012 | 8h 24
estadão.com.br
HAVANA - O líder cubano Fidel Castro chamou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de "fascista por necessidade", afirmando também que Israel "faz o que quer" porque tem armas nucleares, segundo declarações em um vídeo divulgado nesta terça-feira, 7, pela televisão estatal. As informações são da agência AFP.
Segundo Fidel Castro, mundo precisa saber da 'verdade' - Alex Castro/Cubadebate
Alex Castro/Cubadebate
Segundo Fidel Castro, mundo precisa saber da 'verdade'
De acordo com Fidel, o ex-presidente Franklin Roosevelt "pelo menos era anti-hitleriano, mas essas pessoas são hitlerianas, são fascistas, uns por definição e outros por necessidade". Fidel fez tais declarações sobre os governantes americanos no vídeo de apresentação do livro Fidel Castro - Guerrilheiro do tempo, com suas memórias.
"Obama, eu diria, é um fascista por necessidade, porque não posso pensar que ele acredite de verdade que o fascismo era bom", acrescentou o líder cubano, de 85 anos, que deixou o poder em 2006 por razões de saúde. "Os outros são fascistas por definição. E alguns são loucos", completou.
O livro, escrito pela autora cubana Katiuska Blanco, foi apresentado na última sexta, mas a transmissão da apresentação foi divulgado apenas nesta terça. Fidel não perdeu a oportunidade para criticar Israel. "Israel tem 300 projéteis nucleares, dos mais modernos e que pode atirar contra qualquer lugar do mundo, e além do mais, fazem o que bem entendem", disse.
O líder cubano ainda defendeu que é necessário transmitir "a verdade" - ou seja, suas palavras - em inglês, porque "quase ninguém" no mundo fala espanhol. Ele ainda lamentou que após a Revolução Cubana de 1959, da qual foi líder, instituiu o ensino do russo no país. "Os chineses estudam inglês, os russos estudavam inglês, todo o mundo estudava inglês, menos nós, que estudávamos russo".
No vídeo, Fidel ainda diz que a primeira parte do livro de suas memórias, que conta sua vida da infância até 1958, pode ser "útil" para entender a atual situação internacional, que é muito "difícil e complicada".
 
Fonte:Estadão de SP

Nenhum comentário: