Pesquisar neste Blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

CRUELDADE COM ANIMAIS É BARBÁRIE


Em 23/01/2012 às 08:30, 8 comentários.



Os dados são surpreendentes: 5 000 pessoas participaram no ato, realizado neste domingo em São Paulo, contra os maus-tratos animais. Por outro lado, em setembro, a Marcha pela Ética contra a corrupção contou com 1200 manifestantes. Ambos os eventos foram mobilizados pela internet e aconteceram simultaneamente em vários outras cidades. Conclusão: a população, os jovens principalmente, se interessam mais pela luta contra a crueldade animal que a defesa da lisura nas contas públicas.

Na mídia, como aqui no Observador, a história daquela cachorrinha e sua agressora, entre outros acontecimentos semelhantes, já havia indicado que esses temas, digamos, mais modernos, ultrapassavam a atenção no debate das questões, digamos, mais clássicas da política. Goste-se, ou não, uma nova agenda se constitui na sociedade aberta e democrática que vivemos. Isso não bom, nem ruim, é simplesmente diferente.

Intriga-me, reconheço, entender esse fenômeno social e político. Para quem se acostumou a raciocinar nos padrões ideológicos do século passado, parece muito exdrúxulo que gente se preocupe mais com o sofrimento dos cachorrinhos e menos com a miséria, material ou intelectual, das pessoas. Onde existe maior crueldade, na ladroagem da política, que manipula as pessoas e mantém a dominação humana, ou na surra dos bichinhos, que afinal também são filhos de Deus?!

Mas a realidade, mesmo que dura, nua e crua, se impõe sobre o raciocínio teórico e tradicional, até porque este se ultrapassa numa velocidade incrível nos tempos da inovação e a da rápida comunicação. O fato é que inusitadas formas de se fazer política surgem por aí espalhadas entre as redes sociais, e tal movimento passa longe da representação dos partidos políticos. Uma bom tema para se discutir.

Fonte: O.Político

Nenhum comentário: