Proclamação de Caxias ao final da Guerra (Revolução Farroupilha)
É grande a diferença entre um verdadeiro líder e um grupelho de nocivos desagregadores, tentando inocular no povo a desunião e a intranquilidade." - PChagas
Proclamação de Caxias ao final da Guerra (Revolução Farroupilha)
“Riograndenses!
É sem dúvida para mim de inexprimível prazer o ter de anunciar-vos que a guerra civil que, por mais de nove anos, devastou esta bela província, está terminada.
Os irmãos contra quem combatíamos estão hoje congratulados conosco e já obedecem ao legítimo govêrno do Imperio Brasileiro.
S. M. o Imperador ordenou, por decreto de 18 de dezembro de 1844, o esquecimento do passado, e mui positivamente recomenda no mesmo decreto que tais brasileiros não sejam judicialmente, nem por qualquer outra maneira, perseguidos ou inquietados pelos atos que tenham sido praticados durante o tempo da revolução.
Esta magnânima resolução do Monarca Brasileiro há de ser religiosamente cumprida, eu o prometo sob minha palavra de honra.
Uma só vontade nos una, Riograndenses! Maldição eterna a quem ousar recordar-se das nossas passadas dissensões! União e tranquilidade – seja de hoje em diante a nossa divisa!
Viva a religião!
Viva o Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil!
Viva a integridade do Império!
Quartel-General da Presidencia e do Comando-em-chefe do Exército, no campo de Alexandre Simões, margem direita do Santa Maria, 1° de março de 1845. – Barão de Caxias.”
Fonte: Instituto de História e Tradição do RGS
http://www.ihtrgs.com.br/editais/18.html
Fonte:http://www.averdadesufocada.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário