Pesquisar neste Blog

domingo, 23 de setembro de 2012

ESQUERDISTAS SÃO ENGANADORES DO POVO


 Uma visão crítica das coisas



                   Ferreira Gullar
Páginas amarelas entrevista Ferreira Gullar
O poeta diz que o socialismo não faz sentido, recusa rótulo de direitista e ataca:
"Quando ser de esquerda dava cadeia , ninguém era. Agora dá prêmio, todo mundo é".(...)
O senhor já disse que "se bacharelou em subversão" em Moucou e escreveu um poema em que a m,oça era " quase tão bonita quanto a revolução cubana". Como se deu sua desilusão com a utopia comunista?

Não houve nenhum fato determinado. Nenhuma decepção específica. Foi uma questão de refexão , de experiência de vida, de as coisas irem acontecendo, não só comigo, mas no contexto internacional. É fato que as mudaram.  o socialismo fracassou. Quando o muro de Berlim caiu, minha visão caiu (...)

O senhor se considera um direitista?
Eu, de direita? Era só o que faltava. A questão é muito clara. Quando ser de esquerda dava cadeia, ninguém era. Agora que dá prêmio, todo mundo é. Pensar isso a meu respeito não é honesto. Porque o que estou dizendo é que o socialismo acabou, estabeleceu ditaduras, não criou democracia em lugar algum e matou gente em quantidade. Isso tudo é verdade. Não estou inventando.

E Cuba?
Não posso defender um regime sob o qual eu não gostaria de viver. Não posso admirar um país do qual eu não possa sair na hora que quiser. Não dá para defender um regime em que não se possa publicar um livro sem pedir permissão ao governo. Apesar disso, há uma porção de intelectuais brasileiros que defendem Cuba, mas, obviamente, não querem viver lá de jeito nenhum. É difícil para as pessoas reconhecer que estavam erradas, que passaram a vida toda pregando uma coisa que nunca deu certo.(...)
Leia íntegra da entrevista na Revista Veja de 26/09/2012

Fonte:http://www.averdadesufocada.com

Nenhum comentário: