Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A ROUBALHEIRA E A IMPUNIDADE GERAM ISSO


"Telhado de vidro" do Brasil

 
  Prisões superlotadas , processos demorados, maus tratos de presos!

ONU questionará 'telhado de vidro' do Brasil sobre direitos humanos

No dia 25, em Genebra, a entidade realizará avaliação completa sobre a situação no País Amil Chade, de O Estado de S. Paulo - 03/05/2012

GENEBRA - Impunidade, assassinatos, ameaças contra juízes, racismo, 6 milhões de pobres, tortura, saúde e educação precárias e trabalho escravo. Texto completo

Texto completo


    Saúde - Espera por atendimento nos corredores  dos hospitais e...

Essas são algumas das acusações que o governo brasileiro terá de enfrentar no dia 25 de maio, quandoa ONU realizará em Genebra avaliação completa da situação dos direitos humanos no Brasil, exercício pelo qual todos os governos são obrigados a passar. Brasília promete enviar uma ampla delegação para se defender.Longe da imagem de crescimento e da organização de eventos esportivos, a diplomacia brasileira será confrontada com realidade pouco confortável. A ONU já publicou os documentos que servirão de base para a análise, compilação de tudo o que foi alertado sobre o País nos últimos dois anos por agências especializadas da ONU. Tais conclusões escancaram um País bem diferente da imagem da sexta maior economia do mundo. Para a ONU, não há dúvidas de que o País ainda enfrenta "desafios enormes de direitos humanos". A própria presidente Dilma Rousseff já evocou o "telhado de vidro" do Brasil em relação aos direitos humanos.


 
 ...e nas ruas, aguardando fichas!

Segundo a avaliação, a situação da mulher brasileira é "preocupante". Elas ocupariam os postos de trabalho mais degradantes, são vítimas da violência e têm participação em queda no Congresso. A mortalidade materna continua "alta" e as negras são as que mais sofrem. Em termos de renda, a população feminina ganha entre 17% e 40% a menos que os homens. Em fevereiro, Eleonora Menicucci assumiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres e logo em seguida passou por uma sabatina no Comitê da ONU para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, em Genebra. A situação das crianças também é alvo da ONU. Segundo suas conclusões, o trabalho infantil continua "generalizado", apesar dos esforços, e a entidade diz que muitas ainda vivem nas ruas.


 
 Escolas precárias - No DF, professores em greve por quase dois meses.

A educação no País é criticada e o acesso a ela depende daregião, classe social e cor da pele. A ONU se diz "preocupada" com o fato de que 43% das crianças entre 7 e 14 anos não terminam a 8.ª série em idade adequada.

Assassinatos. Outra denúncia diz respeito à taxa de assassinatos. A ONU apela por medidas para frear execuções no País e alerta para as "alta taxas de homicídios nas prisões superlotadas". A tortura ainda seria "generalizada" nas cadeias e delegacias, o que é "inaceitável". Num documento paralelo, feito com informações de ONGs, a questão das prisões também é apontada como uma das não resolvidas no País.


Protesto no Rio de Janeiro, contra a violência e a impunidade - Realidade de todo o Brasil, a insegurança  e o medo

Para a Anistia Internacional, o Brasil não tem adotado as recomendações da ONU. A impunidade também faz parte da realidade brasileira. A entidade estima que nenhuma medida foi tomada para lidar com os assassinatos cometidos por policiais. "A maioria das mortes nunca é investigada", diz o documento.

Os direitos sociais também são alvo. Apesar das "medidas positivas" adotadas para a redução da pobreza, a entidade se diz "preocupada sobre as desigualdades persistentes". O documento aponta que o Bolsa Família é alvo de "limitações" e pede que os benefícios cheguem aos mais necessitados.

A moradia é outro questionamento da ONU, que aponta que, com os investimentos em infraestrutura para a Copa e a Olimpíada, o País deve garantir que os benefícios cheguem aos mais pobres.


Fonte: A verdade sufocada


Nenhum comentário: