Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Comissão da Verdade inicia trabalho com apoio da Comissão de Anistia

21/05/2012 14h04 - Atualizado em 21/05/2012 19h42

Comissão da Verdade inicia trabalho com apoio da Comissão de Anistia

Informação é do coordenador da comissão, ministro Gilson Dipp, do STJ.

Comissão da Verdade, que se reuniu nesta segunda, pede documentação.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

Os integrantes da Comissão da Verdade Rosa Maria Cardoso da Cunha, Gilson Dipp (centro) e José Carlos Dias na sede do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (Foto: Wilson Dias/Ag. Brasil)

O coordenador da Comissão da Verdade, Gilson Dipp, disse nesta segunda-feira (21) que a prioridade inicial do grupo é trabalhar em conjunto com outras duas comissões já existentes e que tratam de crimes cometidos durante a ditadura, as comissões de Anistia e a de Mortos e Desaparecidos.

Dipp conversou com a imprensa após a segunda reunião do colegiado desde que seus sete membros tomaram posse, na quinta-feira (16) passada. A Comissão da Verdade vai apurar violações aos direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar.

“A própria lei diz que a comissão trabalhará em conjunto com duas comissões previamente constituídas desde 1995 e 2002, que são a Comissão de Anistia e a Comissão de Mortos e Desaparecidos. Esse é o foco inicial para nós iniciarmos nossos trabalhos”, afirmou.

Na reunião desta segunda-feira, o grupo não estava completo. Participaram, além de Dipp, Cláudio Fonteles, Rosa Maria Cardoso da Cunha e José Carlos Dias. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também estava presente.

À tarde, o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, participou da segunda parte da reunião. Ao final, ele afirmou que os dois colegiados deverão fazer um “intercruzamento de acervos”. A Comissão da Anistia, segundo o presidente, tem o maior acervo de vítimas da ditadura do país, com 70 mil processos de pedido de anistia.

“Esse acervo contém uma gama vasta de informações que podem ser utilizadas para a geração de relatórios da Comissão da Verdade. Então nós vamos disponibilizar esse acervo, assim como novas informações colhidas pela Comissão da Verdade também serão destinadas à qualificação dos documentos probatórios no nosso processo de reparação”, afirmou.

Ficou acertado, de acordo com Abrão, que ambas as comissões manterão reuniões periódicas e que haverá uma oficina de integração para “discutir metodologia e compartilhamento de informações”. A periodicidade dos encontros, contudo, ainda não foi definida.

Foco das investigações

Gilson Dipp, que também é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), voltou a dizer que a comissão é independente e que não recebeu nenhuma orientação do governo sobre o foco das investigações.

“Não há orientação para a comissão. A comissão é uma comissão de estado e que não se subordina a ninguém. Para mim, como coordenador, nunca me foi pedido e indicado nada, absolutamente nada que não seja cumprirmos a lei e termos um trabalho adequado”, disse.

Cardozo, por sua vez, disse que o governo não participará das reuniões e que sua presença se deve apenas a uma questão administrativa.

“Ministério da Justiça e outros ministérios têm que dar esse suporte, razão pela qual nós tivemos hoje uma reunião meramente administrativa, com o objetivo de ajudar, apoiar e verificar tudo aquilo que é necessário para a condução dos trabalhos”, afirmou o ministro.

"Esta mensagem do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, órgão público federal, é enviada exclusivamente a seu destinatário e pode conter informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e sujeita o infrator às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenviá-la ao emitente, esclarecendo o equívoco."

"This message from MINISTÉRIO DA JUSTIÇA -- a federal public agency -- is directed exclusively to its addressee and may contain confidential data, protected under professional secrecy rules. Its unauthorized use is illegal and may subject the transgressor to the law's penalties. If you're not the addressee, please send it back, elucidating the failure." 


Fonte: Recebido por E-mail.


Nenhum comentário: