Pesquisar neste Blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

OUVIR AS PARTES ENVOLVIDAS É PRECISO

 
Carta de um pai


Filho,

Acabei de ler o livro A Verdade Sufocada, do Cel. Carlos A. Brilhante Ustra, difamado e tido como torturador do regime militar.

Foi um período no qual vivi e, de muitas maneiras, participei dos eventos da época. Posso atestar que quem quiser saber realmente o que aconteceu nessa fase da história do Brasil, que durou 21 anos e que você somente vivenciou quando muito criança (até os 10 anos), deveria ler esse livro.

Não vi discrepâncias naquilo que ele escreveu. Pelo contrário, muita sinceridade e até um pouco de ressentimento pela falta de reconhecimento em função de duas coisas, em minha opinião: 1. Os milicos não davam muita satisfação do que faziam e nem mesmo porquê. .

Texto completo Descuidaram, e muito, em trabalhar a imagem da instituição. E, sempre que tentaram, fizeram isso de maneira amadora; 2. Havia, por outro lado, uma intensa campanha orquestrada para distorcer fatos e que os militares não se preocuparam em esclarecer adequadamente. Foi essa campanha que moldou a opinião pública até os dias atuais.

Contudo, os métodos que ele revela e denuncia ainda estão em prática nos dias de hoje e de forma bem mais escancarada que naquela época.

Esse livro pode ser lido em PDF (basta procurar no Google) ou comprado, como eu fiz. Veio com dedicatória. Vou guarda-lo, consulta-lo e divulga-lo o quanto puder, pois me revolta a idéia de que uma Comissão da Verdade seja criada e na qual se pretenda verificar apenas um lado da verdade. A história contemporânea do Brasil ficará incompleta se toda verdade não for revelada. Isso que se criou - a tal Comissão - me parece uma farsa urdida para validar tão somente uma versão que já conheço e da qual sempre desconfiei.

Atuei como professor universitário e também em vários jornais em cargos de importância, como você sabe. Estive na política, em campanhas eleitorais e na administração pública. A infiltração, distorções e injustiças que ele denuncia são verdadeiras.

Por isso, filho, recomendo que leia. E depois decida se deve ou não ser divulgado. Mas, só para que saiba minha opinião, considero Ustra e outros como ele heróis que muito contribuiram para evitar que a Pátria caisse no mais tenebroso regime que a humanidade tem notícia, sempre percorrendo um caminho difícil, um verdadeiro fio de navalha. Tenho recomendado a leitura desse livro nas redes sociais das quais participo.

Se quiser compra-lo, tente o e-mail averdadesufocada@terra.com.br


Fonte: A verdade sufocada

Nenhum comentário: