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sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DECADÊNCIA POR INCOMPETÊNCIA DO PT


Petrobras: apogeu e decadência


Paulo Gustavo de Araújo Cunha

Acompanho a Petrobras desde 1970, quando o seu presidente Ernesto Geisel nos desafiou a dotar Pernambuco de um porto de águas profundas. Sem o qual não teria chances para uma refinaria! No governo Nilo Coelho reativamos o sonho do padre Lebret, de 1954, prevendo a necessidade de um novo porto e de uma refinaria!

Assim nasceu Suape, em 1970, e em 1982 aportava o primeiro petroleiro.

Após campanha popular pelo “O Petróleo é nosso”, em 1953 o então presidente Getúlio Vargas criou a Petrobras como símbolo de nacionalismo e independência energética. Sempre foi administrada por técnicos nacionalistas, competentes e honestos! Como Hélio Beltrão, Ozires Silva, Paulo Belotti, Joel Reno e muitos outros.

A Petrobras tornou-se uma das maiores empresas do setor petrolífero mundial como resultado de suas exitosas prospecções e atingiu a autossuficiência nacional em 2006, com mais de dois milhões de barris /dia. Observe-se, que o parque de refino brasileiro foi concebido para processar o petróleo leve, importado dos países árabes, enquanto nossas reservas eram de petróleo pesado!

Desde então elaboramos mais de vinte estudos e artigos defendendo uma nova refinaria no Nordeste que processasse o nosso petróleo pesado, sobretudo para óleo diesel de consumo rodoviário. Até hoje em grande parte importado e subsidiado pelo governo.

Lamentavelmente as interferências políticas e o "sulismo" postergaram por mais de quarenta anos a construção de uma nova refinaria e somente agora, a Refinaria Abreu e Lima será a primeira a processar petróleo pesado, com ênfase para o óleo diesel.

As atuais refinarias atuam com 98% da capacidade, atingindo em derivados 2,3 bilhões barris/dia para um consumo de 2,8 bilhões! O custo de extração atinge U$ 32,9 p/barril, bastante superior ao internacional de U$8,9 p/barril. Esgotada nossa capacidade de refino e aumento do consumo, temos de exportar petróleo pesado a preços baixos e importar gasolina e diesel a preços elevados, no mercado livre! Com isso nossa balança comercial até então superavitária se aproxima de elevado déficit!

Nossa gasolina já constitui uma das mais caras no mundo! Porque então aumentá-la e encobrir a má gestão da empresa? O atual governo transformou a empresa num cabide de empregos para "companheiros", partilhando entre “amigos” a imensa verba de publicidade e nomeando administradores não especializados.

Em 2009 convocou os trabalhadores para aplicar seu FGTS em ações da empresa, à época em torno de R$ 37,10. Hoje, valem R$17,36 causando grandes perdas aos investidores. Acumulou prejuízo de US$ 1,2 bilhões numa “suspeita” compra e venda de uma velha refinaria nos EUA.

A Fazenda Nacional negou sua Declaração Negativa de Débito, diante da dívida de R$ 7,3 bilhões, sendo salva por “caridosa” liberação do STJ.

Desde 2010 seu lucro caiu 86,2%; a sua dívida subiu 238%, a maior do setor petrolífero mundial! Agência internacional de riscos (Moodys) já rebaixou a nota da Petrobras!
Terá sido este o “nacionalismo” idealizado por Getúlio Vargas?

Arquiteto.

Fonte:http://www.blogdomagno.com.br/

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