Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

INTERNA NO SUS...É MAIS SEGURO...

Ah, tá! Então o cardiologista das palavras, dr. Reinaldo Azevedo, estava certo. Melhor para Genoino do que pra mim!

Veio a público o boletim médico sobre a crise, ou que nome tenha, que teve ontem Sua Excelência o deputado federal José Genoino (PT-SP). Não! Ele não teve infarto. “Princípio de infarto”, então, como alardeou seu advogado, Luiz Fernando Pacheco, nem pensar. O que foi que escrevi ontem aqui, às 15h16? Lembro e retorno em seguida.
Genoino - título
Voltei
Vamos ver a nota tornada pública pelos médicos. Volto depois.
Brasília, 22 de Novembro de 2013.
O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), informa que o paciente José Genoino Neto, com histórico clínico de hipertensão arterial sistêmica (HAS), submetido à cirurgia de correção de dissecção da aorta, em julho de 2013 e acidente vascular cerebral (AVC), em agosto de 2013, foi admitido na emergência da instituição na tarde de ontem (21/11).
Após realização dos exames laboratoriais e de imagem, foi descartado infarto agudo do miocárdio e diagnosticado elevação dos níveis pressóricos (pressão arterial), que podem comprometer o resultado da cirurgia de correção de dissecção da aorta, e alteração de coagulação secundária ao uso de anticoagulante, que aumenta o risco de sangramentos.
O paciente foi reavaliado, pela manhã, encontra-se estável e deverá permanecer internado até o controle adequado da pressão arterial e dos parâmetros da coagulação.
Dra. Núbia Welerson Vieira | Diretora Médica | CRM DF 13127
Dr. João Gabbardo dos Reis | Superintendente | CRM RS 11144
Retomo
Eu não sou médico — e isso quer dizer que não sou uma porção de outras coisas derivadas da condição essencial que não me assiste: cardiologista, por exemplo… Mas gosto da cardiologia das palavras, sabem como é? Da sua pulsação. Palavras podem ser inermes, guardadas no dicionário. Quando postas em trânsito, têm sístole, têm diástole…
O que dirá agora o Pachecão? Só estava dando um beiço na imprensa, é isso? Só estava criando comoção? Sim, o estado de Genoino não é dos melhores, mas a verdade, nesse caso como no resto, deveria bastar. Ocorre que ele é o lado vitimista da farsa petista. José Dirceu entra com o realismo cínico; o deputado adoentado, com o surrealismo dramático. Enquanto isso, Lula, sem pestanejar, tenta transformar as prisões num ativo eleitoral.
É bom a imprensa tomar cuidado nestes dias. Palavras fazem sentido. Quando tratam de questões técnicas, esse sentido é ainda mais restrito; admitem menos larguezas.
Não foi infarto? Dadas as condições, melhor para Genoino do que pra mim. O que levei de porrada ontem quando cravei aqui que “princípio de infarto não existe” foi uma coisa fabulosa! Notem: eu nem estava negando que fosse infarto; só destacava que não existe o tal “princípio de”. Mas sabem como é… Se a gente não é lacrimoso também, segundo o decoro definido para esse caso patético, passa por cruel. Que Genoino fique bem o mais cedo possível. Além de isso deixar contentes seus familiares e amigos, diminuiria o IBN — o Índice de Burrice Nacional.
Por Reinaldo Azevedo

Fonte:http://veja.abril.com.br/

Nenhum comentário: