Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

SÓ TEM CUBANOS NA LISTA...IDEOLÓGICA!!!

Humberto defende contratação de médicos estrangeiros















O senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu a contratação de médicos estrangeiros no Brasil, hoje (15), durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Para o senador, a vinda de profissionais de fora do país vai atenuar o déficit, principalmente em municípios do Interior.

“É preciso enfrentar esse assunto da maneira como ele precisa ser enfrentado, não com corporativismo. Eu tenho certeza de que a sociedade, os prefeitos e os governadores vão apoiar essa iniciativa”, afirmou.

Humberto, que é médico e foi ministro da Saúde,  disse que a carência de trabalhadores na área acontece porque o número de profissionais formados não aumentou na mesma proporção do crescimento populacional e destacou o estímulo existente à concentração desses profissionais nos grande centros urbanos e a falta de infraestrutura no Interior.

"A prioridade do governo é alocar médicos brasileiros para atuação em todo o País, mas a vinda de médicos estrangeiros é uma alternativa à dificuldade de se contratar profissionais para algumas regiões", avaliou.

O petista também é favorável ao projeto aprovado hoje na Comissão de Assuntos Sociais que cria um exame unificado para comprovar os conhecimentos técnicos de quem conclui o curso de medicina no exterior. Atualmente, o exame para revalidar diplomas médicos expedidos por universidades estrangeiras, conhecido como Revalida, é apenas regulamentado por uma portaria ministerial.

Segundo Humberto, a padronização dos exames feitos pelas universidades federais é fundamental para evitar distorções. A proposta de lei aprovada pela CAS prevê ainda que o exame para os médicos formados no exterior sejam adequados a partir dos princípios e das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto segue agora para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado.

Fonte:
http://www.blogdomagno.com.br/

Nenhum comentário: