Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 13 de maio de 2013

PUXA SAQUISMO ESCANCARADO...



Carta aberta a Guilherme Afif Domingos


Rodrigo Constantino

Sunday, May 12, 2013

Prezado Guilherme,

Li hoje, neste domingo de Dia das Mães, sua tentativa de justificação para a debandada rumo ao governo petista. Seu artigo na FolhaPor Conta Própria, é um importante documento que demonstra o exacerbado “pragmatismo” – ele mesmo uma ideologia que pode ser perigosa quando excessiva – que tomou conta de nosso país.

Nele, você tenta argumentar que não mudou, que vem apenas servindo à mesma causa de sempre, qual seja, a tentativa de facilitar a vida das pequenas e médias empresas brasileiras, que sobrevivem em meio a um dos ambientes mais hostis do mundo para negócios. Será mesmo verdade?

Você escreve:

Sou, acima de tudo, um servidor da micro e pequena empresa. A presidenta Dilma está empenhada em lutar pela classe batalhadora. Esse é um grande ponto de identificação entre nós.

Veja, Afif, acabei desenvolvendo uma maneira um tanto simples de identificar pessoas “vendidas” ao poder quase onipresente do PT. Sabe qual é esse segredo? Chamar a presidente de “presidenta”, agredindo nossa língua para bajular a mandona vaidosa. A independência, hoje, pode ser medida por quem ainda insiste em chamá-la de presidente, como deve ser.

Mas se a forma já entrega a subserviência, o que dizer do conteúdo? Como você pode dizer que a presidente Dilma está empenhada em lutar pela classe trabalhadora? Somente essa afirmação já é suficiente para manchar toda uma trajetória de luta sua contra os pesados impostos e a asfixiante burocracia!

Prezado Afif, estamos falando da mesma presidente, do mesmo governo? O governo Dilma tem sido marcado por forte intervencionismo econômico, pela visão mercantilista no comércio internacional, pelo capitalismo de compadres no mercado doméstico.

Dilma e sua medíocre equipe desenvolvimentista acreditam no poder do estado como locomotiva da economia, pensam que são capazes de selecionar de cima, lá de Brasília, os “campeões nacionais”, que serão agraciados com subsídios e privilégios estatais. Isso, meu caro Afif, caso você tenha esquecido, representa o que há de pior para os pequenos e médios empreendedores.

Estes precisam de menos regulação, menos burocracia, menos impostos, menos inflação, tudo aquilo que o governo Dilma não ajuda a entregar. Esse é um governo gastador, centralizador, burocrático, que rasgou a meta de inflação e flerta perigosamente com o socialismo. Um governo que confunde mercado com um grupo de vinte grandes empresários. Um governo liderado pela mentalidade estatizante até a alma.

Pergunto: você realmente acredita que pode mudar isso tudo lá de dentro? Acha que esse é o momento em que precisamos, nós liberais e opositores desse modelo nefasto, de um “pragmatismo” que acaba humilhando os verdadeiros liberais e cedendo aos encantos do poder? Se acredita nisso, então demonstra ser de uma ingenuidade atroz. Ou, então, ingênuos foram todos aqueles que depositaram em sua figura a esperança de uma alternativa mais liberal...

O Brasil vive um momento muito delicado. Nenhum país passa imune por uma década de desgoverno petista. O PT aparelhou a máquina estatal de forma preocupante, seu autoritarismo é evidente, e o sonho de muitos ali é transformar o Brasil em uma grande Argentina, quiçá Venezuela. A postura “pragmática”, para não dizer fisiológica, do seu PSD, liderado por Gilberto Kassab, é vergonhosa. Trata-se de uma infâmia!

O que precisamos, hoje mais do que nunca, é de uma legítima e organizada oposição ao projeto de poder petista. E não de empresários identificados com o pensamento liberal se curvando diante da poderosa presidente para praticar o patético “beija-mão”. Não importa que você tente se justificar, alegando que não mudou e que ainda luta pela causa empreendedora.

Atos valem mais do que palavras, e quando você diz isso ao lado da “presidenta”, elogiando seu governo e sua luta, você se entrega, assina atestado de capacho, vira mais um instrumento na mão do PT, uma nova peça de xadrez no tabuleiro de poder deles. Espero que você aproveite esse Dia das Mães para refletir sobre suas escolhas. “Juntos chegaremos lá”, você dizia. Vejo que você chegou lá, mas não tenho como apreciar o destino. Muitos já confiaram em sua pessoa, e hoje estão profundamente decepcionados. Com toda a razão.

Nenhum comentário: