Pesquisar neste Blog

sábado, 6 de setembro de 2014

O REINO DIVIDIDO ENFRAQUECE !

Testando a alma dos maçons



Por João Guilherme Ribeiro

Meus Irmãos: Mais uma vez, recordo Tom Paine, um simples cidadão inglês, cujo panfleto denominado Crise na América (America Crisis) começa assim: “Há épocas que testam a alma dos homens.” 

Hoje, se escrito no Brasil, poderia ser intitulado Crise no GOB (Grande Oriente do Brasil).

Crises não são novas na Potência Primaz do Brasil. 

Na verdade, a maior parte das Potência no Brasil foram criadas no seio do GOB.  Os Maçons atuais conhecem as cisões de 1927, quando nasceram as Grandes Lojas, e a de 1973, quando nasceram os Grandes Orientes Independentes.  Nasceram de disputas políticas, de ambições pessoais, de egos inflados e até da mais crassa ignorância de nossos usos e costumes.

Porém, hoje, há uma crise mais danosa, mais sórdida, mais traiçoeira aos mais básicos princípios da Fraternidade.  Pior ainda, gerada exatamente por quem jamais poderia fazê-lo.

A suspensão do Grão-Mestre Estadual do GOB do Rio Grande do Norte, simplesmente por ter comparecido a um Simpósio de Estudos Maçônicos tradicional no seu Estado é um ato mesquinho, que apequena o Grão-Mestre Geral.  Junto às duas pranchas que excluem os Grandes Orientes Independentes e deixa em dúvida sobre as Grandes Lojas ainda não reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra, é um ato de hostilidade gratuita, uma agressão contra o convívio sadio que Irmãos das três Potências regulares têm tido nas Lojas e nas muitas associações filantrópicas e sociais.

Juntemos a isto a atitude mesquinha de agredir a Grande Loja do Distrito de Columbia, D.C., com uma representação em Baltimore e a agressão ao Grão-Mestre daGrande Loja Maçônica do Estado de Pernambuco, para vergonha da delegação brasileira das três Potências presentes em Bucareste, Romênia. 
É o caso de se perguntar: a troco de quê?

Não, não joguem a culpa na Grande Loja Unida da Inglaterra.  É mentira.  Ela não tem nada com isto.  Ela reconhece a Grande Loja da Itália que o resto do mundo não reconhece (exceto o GOB, em troca do título de Grão-Mestre de Honra para um certo Secretário...).  Perguntem se ela pressiona a Grande Loja de Vermont ou do Alaska, entre as menores americanas, para que tirem o reconhecimento do Grande Oriente da Itália.  Claro que não! 

As coisas que se fazem aqui em nome dela já valeram algumas reprovações.  E não é de hoje.  O Grande Capítulo de York de 1912 (quanta ignorância!) e as Grandes Lojas Distritais sob a GLUI de 1935 surgiram por causa de nossas confusões, não pelo imperialismo inglês, que não teve nada com isto.  Foram Maçons ingleses, de saco cheio das cisões e perseguições aqui que peticionaram a GLUI por proteção.  Vi esta documentação na Biblioteca da própria GLUI.

Agora, mais uma vez, na contramão dos usos e costumes brasileiros, depois da entrada dos Grandes Orientes da COMAB e das Grandes Lojas da CMSB na grande corrente da Maçonaria Regular, surgem esses malfadados documentos que envergonharão por muito tempo os Maçons do GOB. 

A não ser que demonstremos nosso repúdio.  Até porque a atitude hostil e nada fraterna do SGMG do GOB favorece um monte de espeluncas que vendem Graus abertamente pela net e nos jornais, como estamos fartos de ver.   

Ouvi, em Porto Alegre, o Secretário da Conferência Mundial das Grandes Lojas,Thomas Jackson, elogiar o trabalho da CMI em buscar a regularização da Maçonaria latino-americana para evitar que a picaretagem maçônica crescesse mais do que cresce a Maçonaria regular (lembram-se da picaretagem mêmfis-misraim do Paraná, que acabou na polícia?).  Essas pranchas do SGMG do GOB e a agressão ao GM do GOB-RNsão uma traição aos objetivos da Maçonaria regular e à própria CMI que ele preside.

O problema estará nos que se acovardarem perante o arbítrio, sob pretexto de cumprirem as leis, como se as leis existissem para proteger injustiças.

Cito Tom Paine outra vez: “O hábito estabelecido de não pensar que uma coisa seja errada dá a ela a impressão superficial de que seja certa e gera uma formidável reação em defesa do costume.  Mas o tumulto logo cessa.  O tempo converte mais do que a razão.” 

Por isto afirmo que os que se calarem agora farão um mal enorme ao GOB, do mesmo modo que o fizeram os que calaram quando a fraude eleitoral gerou a cisão de 1973.

Não apelo para nada nem ninguém. 

Cada um vai julgar agora se vai deixar falar sua consciência ou vai silenciar por conveniência.  Separar o joio do trigo vai acontecer agora.  Há Maçons e maçons que nunca o foram...


JG é Maçom.

Nenhum comentário: