Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PARTIDOS NO BRASIL...SÓ EXISTE NO PAPEL!

.

Por um Projeto Liberal de

 Plataforma Política

Por Luiz Cabral, em 24/08/2013 às 17:20
TAMANHO DA FONTE: A-A+
No Brasil, nós, os “Liberais”, estamos órfãos de verdadeiros Partidos Políticos com Bandeiras eminentemente Liberais, bandeiras essas que versem sobre Liberdade, Direitos Individuais( e Políticos), Estado de Direito (o Império da Lei, como Eficiência dos Serviços Públicos, por exemplo), etc.
Todas as grandes Nações de democracia madura passaram por lutas e conquistas sociais, que se consubstanciaram nos Direitos Civis (na nossa Constituição, estão elencados no Artigo 5º). O Estado Liberal significa justamente o respeito ao Cidadão e lhe garante autonomia. É aquela construção social que criamos por meio do Pacto Social, que se estrutura em Estado de Direito, que respeita a Soberania Popular (como vontade geral, os princípios e valores de uma dada sociedade), que se materializa na Lei, que é efetivada na Justiça , como imperativo categórico, de valor moral (Dignidade Humana). Nos falta tais propostas, que nos lance num verdadeiro debate público sobre o Papel e Fim do Estado. Em uma Democracia de Massa como a nossa, ano que vem termos eleições proporcionais e gerais. Termino com um primoroso alerta do nosso grande Estadista e Diplomata, Joaquim Nabuco: “VEJO UMA SITUAÇÃO LIBERAL, UM PARTIDO LIBERAL, HOMENS LIBERAIS, MAS NÃO VEJO IDEAIS LIBERAIS!”.
O Ocidente se agigantou quando tornamos os Valores Liberais, no seu aspecto Político (mais até do que Econômico), um Valor Ético de excelsa grandeza, precisamos disso, para Restaurarmos a Nossa Frágil República, e, com isso, quem sabe tornarmos o Brasil um Verdadeiro País Democrático….

Nenhum comentário: