Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Os postes saíram do armário

 Guilherme Fiuza - Revista Época - 03/11/2012

 O resultado da eleição em São Paulo confirma: se a economia brasileira não derrapar feio até lá - e nada indica que isso acontecerá -, Dilma Rousseff deverá ser reeleita em 2014. Nesse caso, o Brasil será governado pelo PT por 16 anos, no mínimo. Getúlio Vargas, com ditadura e tudo, só conseguiu ficar 15 anos seguidos. E não tinha Valério, Delúbio e companhia no Palácio. A ditadura Vargas era o Estado Novo. A democracia petista é o Estado Velho - e doente.

Poderia ser pior. Lula e Dilma mantiveram as instituições funcionando (até aqui), não tentaram nenhuma guinada autoritária explícita (só as dissimuladas, como o mensalão), cumpriram contratos e nao cairam na tentação dos calotes, como seus parceiros argentinos. Isso não é pouco. Ou melhor: é pouco, mas é essencial. Pior se o país tivesse caído nas mãos de franco-atiradores como Brizola, Ciro Gomes e outros inspirados por ideólogos da salvação, como Roberto Mangabeira Unger.

Em 2000, o PT discutia se valia a pena embarcar na quarta candidatura presidencial de Lula. O filho do Brasil ainda não tinha nascido. Quem existia era o bastardo, o perdedor, que a cada quatro anos repetia seu disco de reclamações contra tudo e era descartado pelo eleitorado. Lula trabalhara bravamente para desacreditar o Plano 11eal, que seu partido tentou sabotar no Congresso Nacional. Depois de sua terceira derrota como presidenciável, boa parte do PT queria outro candidato em 2002 - o nome do ex-governador Cristovam Buarque era o mais cotado.

Aí o Brasil foi abalroado pela crise da Rússia, que agravou a anterior, no Sudeste Asiático. José Dirceu teve a ideia de aparecer com o projeto Lulinha Paz e Amor. Em lugar do barbudo rancoroso - espécie de João Pedro Stédile urbano -, Lula apareceria como um conciliador, jogando fora suas próprias bandeiras de ruptura.

Foi um sucesso. A eleição foi ganha, e o perdedor ranzinza, que ninguém aguentava mais (nem o próprio PT), virou messias. Com a economia nacional arrumada e o início de um período sem tormentas externas, os brasileiros passaram a acreditar que a vida melhorava por que Lula era pobre e tinha consciência social. O PT ganhou na loteria - e está até hoje administrando o prêmio.

Prêmio que, vale lembrar, é colossal. O governo popular bateu seguidamente seus próprios recordes de arrecadação, com uma carga tributária entre as maiores do mundo. O país gigante deu a Lula e Dilma uma fortuna para administrar, e eles cumpriram sua missão: gastaram pesado com a máquina - que emprega os companheiros e os aliados dos companheiros (até terceiro grau ou onde a vista alcançar). Derramaram as bolsas gratuitas pelo território inteiro, enriqueceram a floresta de convênios picaretas com os ministérios.(como se viu no Esporte, no Turismo e no Trabalho), que servem para a manutenção de uma infinidade de boquinhas com altos dividendos eleitorais. Torraram dinheiro grosso com a propaganda do governo dos coitados.

Esse é o Estado Velho do PT, que o Brasil resolveu eternizar. Um Estado que não precisa se preocupar em planejar nada, porque o país não lhe cobra isso. Infraestrutura? A receita é a mesma: usina-dinossauro de Belo Monte, trem-bala imaginário, e o futuro empurrado com a barriga e o marketing. Não há ninguém trabalhando para modernizar um dos países mais próximo, burocratizados do mundo,ninguém gastando, neurônios com um planejamento tributário decente, ninguém projetando a organização das metrópoles caóticas que dependem do governo federal para os grandes projetos viários,mas que receberão a Copa do Mundo cheias de remendos e disfarces.

O prefeito eleito Fernando Haddad achou engraçado se dizer o segundo poste de Lula (Dilma é o primeiro) e perguntar quem será o próximo. Não há dúvida: haverá um próximo, ou mais de um, para continuar torrando o prêmio lotérico do messias. O crime é tão perfeito que os postes já estão resolvendo sair do armário.
A defesa de Dirceu pediu ao STF a redução de sua pena, considerando o alto "valor social" do réu que combateu a ditadura. Antes de discutir se esse valor social será cotado em reais ou em dólares, seria o caso de perguntar ao ex sequestrado e seus amigos: qual o valor do resgate do Estado sequestrado por eles


Fonte:http://www.averdadesufocada.com

Nenhum comentário: