Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

JOAQUIM BARBOSA - HONRA A PÁTRIA BRASIL


 À espera do pior

 Ricardo Noblat - Globo - 05\11/2012
"Maluf corre o risco de ser preso se sair do país. Genoino, se ficar." Carlos Brickmann, jornalista

O medo e o ranger de dentes parecem ter cedido lugar à cautela e à sensatez como atitudes mais indicadas para orientar o comportamento do PT diante do que está por vir - a cadeia, destino certo de alguns dos seus festejados ex-dirigentes, e a possível, embora incerta, investigação sobre o papel desempenhado por Lula no esquema do mensalão. O PT estava pintado para a guerra. Guardou as armas.

DEU-SE COMO definida a ausência de Dilma na posse do ministro Joaquim Barbosa, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula não queria vê-la por lá. Está furioso com o rigor que tem pautado as intervenções de Barbosa durante o julgamento do mensalão. E pensar que Barbosa deve a Lula o cargo que ocupa... E pensar que seu nome foi selecionado por Frei Betto, assessor especial de Lula no primeiro governo dele.
AFINAL, PREVELECEU a moderação. Dilma viajará à Espanha. Mas voltará às vésperas da posse de Barbosa na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto. Trata-se de um rito de Estado a presença do presidente da República na posse do chefe do Judiciário. O contrário seria um desaforo. Ou para ser exato: um ato de provocação. Presidente da República pode muito, mas não tudo.

A CONDENAÇÃO do deputado João Paulo Cunha (PTSP), um dos envolvidos no crime do mensalão, desatou no PT uma onda de ataques duros ao STF. Como se aquela Corte fosse composta por homens fracos, covardes, que cedem à pressão de uma imprensa ávida por cabeças e de uma opinião pública movida a manchetes e artigos.

ALGUÉM DEVE ter-se dado conta de que a rebelião do PT contra o STF poderia agravar a situação do partido na reta final do julgamento. Aconselhado pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, Lula reuniu-se com José Dirceu e José Genoino, e ordenou que baixassem a bola. Nada de nota oficial para censurar o STF. Nem de manifestações hostis promovidas pela Central Única dos Trabalhadores. A hora é de esperar para ver no que vai dar.

O PT IMAGINOU que o STF absolveria algumas de suas estrelas - Dirceu e Genoino com certeza. Foram condenadas. O PT imaginou que, se condenadas, elas acabariam poupadas de cumprir pena atrás de grades. Tudo sugere que não serão. Para completar, o ex-publicitário Marcos Valério, um dos operadores do mensalão, pediu para ser ouvido pelo procurador- geral da República e, em depoimento assinado, disse que tem muito o que revelar.

REZA O PT para que Valério não tenha como provar o que a "VEJA" e o jornal "O Estado de S. Paulo" publicaram nas últimas semanas - que Lula era o chefe do mensalão; que Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, participou do esquema da compra de apoios políticos; e que ele, Valério, enviou para o exterior dinheiro destinado ao PT.

TERÁ VALÉRIO abastecido ou tido acesso à caixamãe de todos os caixas dois onde o PT esconde dinheiro obtido irregularmente? Será trágico para o partido se isso tiver ocorrido. Valério quer contar o que diz saber em troca de menos anos de cadeia. O procurador-geral da República poderá ou não aceitar a sua proposta. Mas, caso Valério formalize uma denúncia contra quem quer que seja, e desde que ela seja minimamente fundamentada, o procurador não poderá ignorá-la.

É SUA OBRIGAÇÃO providenciar para que uma denúncia de crime seja apurada. Então talvez se venha a saber se Lula foi apenas um idiota, feito de bobo por seus acólitos, ou mente ao país até hoje.



Nenhum comentário: