Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012



José Dirceu revela, na prática, a parceria objetiva entre setores da imprensa e o petismo

22/11/2012 às 23:23

Comentei no debate desta quinta na VEJA.com que José Dirceu é agora o Caetano Veloso da política: fala sobre qualquer assunto — com a diferença de que Caetano, mesmo quando o esculhambo ou sou esculhambado por ele, tem lá a sua graça. O Zé só tem a truculência retórica e seu projetinho de poder totalitário. Muito bem! O Zé Falador decidiu comentar a substituição de Antônio Ferreira Pinto por Fernando Grella Vieira na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Segundo disse, isso significa a admissão de que o governo Alckmin fracassou nessa área, sugerindo que só a parceria com o governo federal dará conta do problema.

Pois é… Basta que o deputado cassado por corrupção e agora condenado pelo Supremo como corruptor e quadrilheiro tenha um borborigmo, expelindo-a na forma de texto, e lá vai a grande imprensa atrás: “Dirceu disse isso, Dirceu disse aquilo…” Se Deus se manifestar, darão um jeito de ouvir o que pensa… José Dirceu.

A fala do cassado por corrupção e condenado como corruptor e quadrilheiro demonstra a intimidade entre a pauta de certa imprensa e o petismo. Eis aí. O chefão do PT já antecipa a exploração vigarista da suposta ajuda do governo federal a São Paulo antes mesmo que ela tenha se realizado.

Pedro Tobias, presidente estadual do PT, deu uma boa resposta ao Zé Falador, segundo informa o Estadão Online. Reproduzo trechos. Volto em seguida:

(…)

Tobias respondeu também à argumentação de Dirceu de que, somente após firmar acordo na área de segurança com o governo federal, o governo estadual teria chance de controlar a onda de violência que a Grande São Paulo atravessa. “José Dirceu, como é comum no mundo de Alice em que vivem os petistas, chega a dizer que a salvação dos paulistas é o acordo com o governo federal. Sim, vejam bem, depois de 10 anos de pura inércia, eles salvarão o Estado com a melhor política de segurança pública do País, reconhecida pela ONU, das mãos dos criminosos”, disse.

Mesmo exaltando a importância da parceria firmada há duas semanas entre o governo do Estado e a União, que propõe, entre outras iniciativas, mais interação entre as polícias estaduais e federal, Tobias questiona a eficiência da União no combate ao crime nos Estados. “Se fosse tão eficiente (o governo federal) teria ajudado o governo petista da Bahia, por exemplo, cujo Estado fechou 2011 com 33,9 crimes violentos por grupo de 100 mil habitantes. Ou o Rio de Janeiro, cujos índices ficam em 25,8. Em Alagoas, 76,3. Já São Paulo não chega a 11″, avaliou.

Intitulado de “Sai, Zé! Sai!”, o texto afirma que os petistas gostam do “jogo de palavras”. “Em 10 anos, não fizeram nada para melhorar a segurança em todo o País, deixaram nossas fronteiras desguarnecidas, sucatearam os sistemas de vigilância, mas adoram aparecer de salvadores da Pátria com suas propagandas mirabolantes e seu vazio de propostas”, afirmou.

Para Tobias, ao invés de tentar manter-se no jogo político após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa e formação de quadrilha no caso do mensalão, Dirceu deveria ressarcir os cofres públicos com o dinheiro que supostamente ele levou. “Ao invés de tentar manter-se politicamente vivo por meio de bravatas, José Dirceu deveria se preocupar em como garantir a devolução aos cofres públicos do dinheiro do cidadão que ele e sua quadrilha levaram durante o Governo Lula”, escreveu. E emendou, citando o delator do esquema do mensalão, ex-deputado Roberto Jefferson: “Como disse Roberto Jefferson: Sai daí, Zé!”.

Voltei

A resposta é boa. Espantoso é que ela seja necessária. E é porque, reitero, a grande imprensa dá destaque a cada, digamos, “puf” de Dirceu. E ele “pufa” muito — o dia inteiro, várias vezes por dia… Os números de Tobias, como vocês sabem, estão certos. Neste blog, vocês viram cruzamentos de dados ainda mais impressionantes. E, no entanto, fica-se com a impressão de que São Paulo é uma ilha de violência num mar de tranquilidade.

Não! Mesmo com a atual onda de violência, a chance de um paulista ser vítima de um homicídio doloso ainda é menor do que a do cidadão de qualquer outro estado. Se formos pegar o caso das capitais, então, aí, sim, a desproporção é gigantesca. E ainda não disse tudo o que tem de ser dito, não!

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: