Pesquisar neste Blog

sábado, 20 de outubro de 2012

Utilidade Pública




Trapeiros de Emaús recebem doações para reciclar e revender

Produtos reformados são comercializados em bazar e dinheiro obtido com a venda serve para cursos profissionalizantes

Da Redação do pe360graus.com

O movimento Trapeiros de Emaús mantém um galpão no Recife, no bairro de Beberibe, onde coloca à venda, a preços simbólicos, tudo o que é recolhido ou recebido pela instituição. Esse material é reformado, numa política de reciclagem e reutilização de objetos usados – mas sempre em bom estado. 

De acordo com o fundador do projeto em Pernambuco, Luís Tenderine, as peças são úteis, mas estão em desuso. Esses itens - roupas, brinquedos, panelas, revistas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, móveis, livros, sapatos, utensílios domésticos, garrafas... - são remodelados pelos próprios trapeiros, para depois serem revendidos. 

Um caminhão e uma Kombi são usados para recolher os produtos, quando os doadores não podem ir levar à instituição. O bazar onde as peças são comercializadas é realizado sempre na tarde das quintas-feiras, na sede da Associação Trapeiros de Emaús.

Todo o dinheiro coletado no bazar é investido em cursos profissionalizantes para a comunidade. Os participantes aprendem a trabalhar como marceneiros, eletricistas, técnicos em computadores ou refrigeração. 

O Movimento Trapeiros de Emaús foi fundado na França pelo padre Abbé Pierre, em 1949. Dom Helder Câmara trouxe a iniciativa para Pernambuco em 1996 e, desde então, o italiano Luís Tenderine coordena o projeto no estado. Atualmente, os Trapeiros estão presentes em 42 países - no Brasil, está no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, além de Pernambuco.

Para saber como doar ou conhecer o trabalho dos Trapeiros de Emaús, a associação funciona na rua Mamede Coelho, 53, bairro de Dois Unidos. O telefone é o 3451-2247 e o site, www.emausrecife.org.br.





















Nenhum comentário: