Pesquisar neste Blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

CRESCEU MENOS E ENDIVIDOU-SE MUITO...


Miriam Leitão: 'O país cresceu muito menos do que o governo previa'


Segundo a especialista, os dados de dezembro de 2012 mostram uma desaceleração em relação ao mês de novembro do mesmo ano.




Saiu nesta quarta-feira (20) uma prévia do desempenho da economia brasileira em 2012. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central registrou crescimento do PIB de 1,6%.
Segundo a comentarista Miriam Leitão, esse índice está em testes desde 2010 e sua função é antecipar os dados que o IBGE divulga sobre o crescimento do país. “O IBGE vai dar sua palavra definitiva em 1º de março de quanto foi o crescimento de 2012. Na verdade, o dado de dezembro é ruim, porque o crescimento foi de 0,26%, isso é desaceleração em relação ao crescimento de 0,57% em novembro”, afirma
De acordo com Miriam, o governo previa um crescimento econômico maior para 2012. “O governo achou que chegaria ao final do ano crescendo a um ritmo de 4% e ele chegou ao ritmo de 2%, muito menos que o previsto.”, ressalta.
Os dados do IBGE devem ser menores do que a estimativa do Banco Central. “No ano passado, em todos os trimestres, o dado do Banco Central ficou melhor que o dado do IBGE. Uma das razões para isso é o baixo crescimento, tem cinco trimestres consecutivos, é possível que haja o sexto trimestre consecutivo de queda do investimento. O ano passado foi um ano ruim para o mundo, mas Austrália cresceu 3,4%, México 4%, Chile 5%, Índia 5,4% e Tailândia 5,8%“, comenta a especialista.


Fonte:http://g1.globo.com

Nenhum comentário: