Pesquisar neste Blog

sábado, 11 de outubro de 2014

QUE JOGO É ESTE ?

Kátia Abreu está certa: agricultura é ofício de homens livres, não do socialismo. Mas qual candidato defende isso, senadora?

Kátia Abreu e Dilma: uma união pra lá de estranha…
Em sua coluna de hoje na Folha, a senadora Kátia Abreu explicou minuciosamente o funcionamento da agricultura em nosso país, com todas as incertezas e riscos envolvidos nas decisões de milhares ou mesmo milhões de produtores. Por mais avanços tecnológicos obtidos, o fato inexorável é que esse setor continua dependente do clima, de golpes do acaso que a ciência ainda não pode controlar. Não é atividade simples.
Por isso mesmo os produtores clamam para que a sociedade e o Estado não acrescentem novas incertezas, além daquelas que provêm da natureza e dos mercados. O que os agricultores e pecuaristas esperam do governo é segurança jurídica, garantia da propriedade e liberdade para produzir e vender. Como exemplo contrário disso, a senadora cita o caso da Argentina, cuja intervenção estatal “está minando uma das mais ricas e poderosas agriculturas do planeta”.
A senadora conclui: “E aqui no Brasil, há ainda quem aceite o capitalismo na indústria e nas finanças. mas sonhe com uma agricultura socialista. Se a história é boa conselheira, ninguém deve se esquecer de que a agricultura é ofício de homens livres”. Irretocável. Perfeito. Digno de efusivos aplausos. Mas…
Resta perguntar: senadora, qual dos dois candidatos que disputam a presidência estariam mais próximos da defesa dessa liberdade no agronegócio? Qual deles tem, por exemplo, afinidade ideológica com o MST, que representa justamente um obstáculo àquela segurança e garantia da propriedade? Qual tem, inclusive, apreço pelo modelo argentino, que a senhora aponta, corretamente, como um fracasso capaz de estragar até mesmo um setor com ampla tradição e vantagem comparativa no país vizinho?
Pois é, senadora, tanto a senhora como eu sabemos que é Aécio Neves quem melhor representa a defesa dessa liberdade necessária para a atividade no campo. Dilma e seu PT representam o oposto, os “movimentos sociais” que aterrorizam os produtores rurais, um grau de intervenção estatal que acrescenta inúmeras incertezas aos fazendeiros. Portanto, tenho dificuldade em compreender qual Kátia Abreu devo levar em consideração: a que escreve esses ótimos artigos, ou aquela que pede voto para a petista Dilma. Pode me ajudar?
Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: