Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

TODA DESGRAÇA EMANA DO PODER !

Black blocs em ação

Quem estará conduzindo esta violência, com o intuito de afastar 
o povo pacífico de mostrar o seu descontentamento com a política atual ?
07/02/14 - Testemunha viu manifestante com bomba

Fotógrafo relata que participante do protesto acendeu artefato que atingiu cinegrafista do Grupo Bandeirantes
 Carlos Briggs, da BandNewsUm fotógrafo que cobria a manifestação na noite desta quinta-feira no centro do Rio de Janeiro viu um dos participantes do ato preparando o lançamento da bomba que feriu gravemente o cinegrafista do Grupo Bandeirantes Santiago Andrade, de 49 anos. "Eu vi um homem, um black bloc, com o rosto tampado, com calça jeans, camisa meio clara, arriado no chão e acendendo um foguete. Foi o momento que esse artefato ganhou impulso e atingiu o nosso companheiro”, disse o profissional à BandNews FM.
Pelos relatos obtidos por testemunhas, o engenheiro Moacyr Duarte, da UFF (Universidade Federal Fluminense) aponta que provavelmente o artefato lançado é de fabricação caseira. "Essa composição de massa explosiva - com geração de chama intensa de calor - se parece mais com a chamada bomba de fabricação caseira. É um modelo tradicional que espalha estilhaço e imita o princípio da granada, só que é feita com materiais caseiros e explosivo, pólvora preta. Pelas características físicas, não parece nenhum artefato utilizado pela polícia”, contou.  A investigação sobre o artefato segue com a perícia das roupas do cinegrafista. Técnicos também auxiliam na busca de novas provas.

Saúde
O estado de saúde de Santiago Andrade é considerado grave, mas segue estável segundo os médicos do Hospital Souza Aguiar. Durante a madrugada, o cinegrafista passou por cirurgia de quatro horas na cabeça.
O Grupo Bandeirantes lamentou o caso em nota divulgada na noite de quinta-feira. "Durante as manifestações na Central do Brasil, nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o cinegrafista Santiago Andrade da Band foi ferido na cabeça por um artefato – não se sabe, por enquanto, se uma bomba de gás lacrimogênio ou de fabricação caseira. O cinegrafista, que perdeu muito sangue, foi levado sem sentidos, num carro da polícia,  para o Hospital Souza Aguiar, onde passou por uma tomografia e está sendo submetido a uma cirurgia. Seu estado é grave. A Band espera no hospital, junto à família de Santiago, os resultados da cirurgia  e poderá voltar com novas informações". 
Prisões
A PM (Polícia Militar) prendeu 20 manifestantes que participavam do protesto contra o aumento das passagens de ônibus. O grupo foi colocado em um micro-ônibus da PM e levado para a 19ª Delegacia de Polícia. Nesta manhã, eles foram liberados.  
A manifestação começou pacífica às 18h30 com uma passeata pela Avenida Presidente Vargas até a Central do Brasil, mas terminou em um grande tumulto, quando os manifestantes invadiram o prédio da central e forçaram a liberação das roletas. 
Policiais da Tropa de Choque intervieram, atirando bombas de gás com o objetivo de esvaziar a estação, de onde partem todos os ramais de trem da capital fluminense. Em alguns momentos do confronto dentro da Central da Brasil, os manifestantes jogaram pedras contra os policiais, que responderam com bombas de gás e cassetetes. 
Do lado de fora da central, os manifestantes fizeram uma grande fogueira com banheiros químicos e derrubaram um dos portões de acesso à estação. Pontos de ônibus foram quebrados. Várias pessoas que tentavam embarcar nos trens passaram mal por causa das bombas de gás lacrimogênio e precisaram ser atentidas por equipes de emergência. 
O tumulto se espalhou para as ruas vizinhas, com os manifestantes colocando fogo em pilhas de lixo no meio da rua, o que forçou a interrupção do trânsito de veículos na região. 
Os policiais continuaram a reprimir os manifestantes para liberar as vias. Às 21h, a situação ainda não estava totalmente controlada no entorno da central, pois os manifestantes se dividiram em vários grupos. Apesar do tumulto, os serviços de trens não foram interrompidos.

Nenhum comentário: