Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

GRANDE GOLAÇO DO PREFEITO

Fifa Fan Fest no Recife só sem dinheiro público


Do G1 Pernambuco
O secretário de Esportes e Copa do Mundo do Recife, George Braga, informou, nesta sexta-feira (14), que a prefeitura não vai destinar recursos públicos para o Fifa Fan Fest. Com a decisão, a realização do evento na capital pernambucana está ameaçada. De acordo com Braga, a medida foi tomada devido a um suposto favorecimento da entidade organizadora da Copa a cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

'A partir da informação de que algumas cidades, notadamente Rio e São Paulo, estão fazendo uma movimentação de captar recursos privados com o apoio da Fifa para a realização do Fan fest, o Recife decidiu que não vai colocar recurso público no Fifa Fan Fest. Ele acontecendo com recurso privado, terá nosso apoio”, explicou o secretário.

Estava previsto o investimento de R$ 11 milhões de recursos da prefeitura na realização do evento. Essa verba, inclusive, foi estimada em R$ 20 milhões inicialmente. Houve uma mudança no valor porque a prefeitura já havia negociado com a Fifa uma redução na quantidade de dias do evento, de 27 para 14.

O local do Fifa Fan Fest também sofreu uma alteração: saiu do Marco Zero para o Cais da Alfândega. Com a decisão de não investir recursos públicos no evento, Recife deve ser a única cidade sede da Copa a não ter o Fan Fest. A Fifa foi comunicada da posição da prefeitura na quinta (13) e, segundo George Braga, a entidade “não concordou” com a decisão.

O secretário George Braga garantiu que a medida da prefeitura é estritamente de caráter financeiro, não tendo qualquer viés político ou alguma forma de retaliação ao governo federal. Dos 20 patrocinadores da Fifa, sete investem diretamente na realização do Fan Fest. Braga garantiu que se reuniu com todos eles para tentar uma saída e não teve uma resposta positiva até esta sexta.
 

Agora, o evento só irá acontecer se houver investimento da iniciativa privada. “Nós preferimos deixar isso [captação de recursos] na mão da Fifa. Se houver alguma possibilidade de nós ajudarmos, nós vamos ajudar. Nós não estamos aqui para negar ou atrapalhar a realização do Fan Fest”, disse o secretário de Esportes e Copa do Mundo do Recife. Segundo Braga, o contrato não prevê qualquer tipo de punição à prefeitura. Para ele, a cidade não tem nada a perder com um possível cancelamento do evento.

'Nós temos outros tipos de eventos que vão acontecer na cidade. A cidade vai estar fervilhando durante o São João, nós vamos ter muitos eventos no São João, nós vamos ter os jogos que certamente vão chamar a atenção, são cinco jogos, jogos de seleções campeãs do mundo', concluiu o secretário. O Fifa Fan Fest prevê a transmissão de jogos da Copa ao ar livre, por meio de um telão, além de programação que inclui shows e outras apresentações culturais.

 Em nota, a Fifa informou estar “surpresa” com a decisão do Recife e que tem um relacionamento “consistente e produtivo” com a cidade. A entidade ainda afirmou que fornece apoio para todos os equipamentos de infraestrutura do evento, incluindo o telão, palco, sonorização e iluminação. A Fifa ainda garantiu que oferece o mesmo apoio a todas as sedes da Copa.

Fonte:http://www.blogdomagno.com.br/

Nenhum comentário: