Pesquisar neste Blog

domingo, 27 de outubro de 2013

OS ESPERTOS LUCRARAM COM A DITADURA...

Apesar de Você

Artigo no  www.alertatotal.net
Por Paulo Roberto Gotaç

Filhote da Ditadura - expressão criada por Leonel Brizola durante os debates transmitidos pela TV em 1989, que antecederam as eleições presidenciais. O termo tinha Paulo Maluf, entre outros, como alvo específico. Era evidente que ditadura e que espécie de filhote estavam no foco à época. 

No entanto, é lícito estender-se um pouco mais a questão interpretativa e divagar sobre o tema, uma vez que há vários tipos de ditaduras, capazes, portanto, de produzir os mais diversos tipos de filhotes. 

O nosso glorioso Chico Buarque, por exemplo, bem que pode também ser considerado um filhote da ditadura de 1964, tendo em vista que uma de suas fases mais produtivas e talentosas, a que lhe rendeu talvez mais reconhecimento de brilhante compositor e fortuna financeira, ocorreu exatamente quando produziu letras de duplo sentido nas quais atingia os presidentes militares e driblava os censores de maneira inteligente e matreira. 

Sem 1964, não teríamos o "Apesar de você" e o "Cálice", entre outras belas composições. 

De certa forma, há, então, uma relação de causa e efeito quase epidérmica, de filho rebelde, talvez. 

Por outro lado, a ditadura que está sendo hoje lentamente implantada pelo PT por aqui, de inspiração cubana, aquela, não de um cálice de vinho tinto de sangue, mas de um verdadeiro tonel, pode também reclamar a correspondente paternidade, haja vista a apologia à censura do filhote famoso, controle sonhado pelos do governo atual, e o posicionamento de que, ao se manifestar, em ocasião passada, não se sabe com que propósito, a favor da liberdade de expressão relativamente à biografia de outro famoso, declarou nada saber sobre entrevista concedida ao biógrafo, onde ratificara sua opinião, fato contradito por vídeo divulgado. 

Como se vê, atitude típica de políticos petistas que frequentemente de nada sabem quando são acusados. 

A que prole então pertence nosso poeta? À originada em 1964, que lhe deu fama, ou àquela agora com as rédeas do poder? 

Pois é, caro Chico, "apesar de você", não se sabe que tipo de amanhã  "há de ser outro dia" para o nosso País.


Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, reformado.

gvlima15_jpg
Postado por GRLINS
E-mail cmdlins@hotmail.com

Nenhum comentário: