Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

DO MUNDO MÁGICO AO MUNDO TRÁGICO...


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Eike pode romper com Lula se não obtiver ajuda indireta do governo para renegociar dívidas bilionárias

Edição do www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão 

O que pode acontecer se o empresário Eike Batista, transformado de uma hora para outra de herói empreendedor a negociante que pode virar símbolo de fracasso, romper politicamente com o grupo de Luiz Inácio Lula da Silva? A pergunta é feita nos bastidores econômicos, onde circula uma versão ainda sem sustentação real de um desgaste entre o ex-bilionário e o Presidentro da República Sindicalista do Brasil.

O X do conflito ainda abafado publicamente entre Eike e Lula tem um motivo bem objetivo. Na época das vacas gordíssimas, quando Eike apostou todas as fichas na criação de uma empresa de petróleo, sem ter expertise, logística e tecnologia, Lula teria sido um dos maiores incentivadores e beneficiários políticos. Agora que Eike se vê em dificuldades econômicas concretas, o super parceirão de ontem lhe teria virado às costas e fechado a porteira de possíveis soluções do governo, para não se envolver nos problemas do grupo EBX.

Semana que vem, Eike começa a enfrentar seu problema maior e mais imediato. Viaja à Nova York para negociar uma dívida de US$ 3,6 bilhões com credores de sua OGX. Que Eike terá de abrir mão do controle acionário da empresa, agora cotadas a uns míseros R$ 020 por ação ordinária, todo mundo sabe. O difícil é acreditar que os credores aceitarão converter a dívida em participação direta na empresa. Mais difícil ainda é esperar que eles coloquem dinheiro novo na companhia – terminantemente proibida pelo governo de ir à falência.

O grande temor é que o insucesso de Eike acabe creditado na conta política de Lula e da Presidenta Dilma Rousseff. O governo está numa sinuca de bico. Não pode deixar Eike quebrar. Também não pode ajudá-lo explicitamente. E se a ajuda não é claramente exposta, o mercado não acredita e trucida Eike.

Acuado, o Senhor X pode cobrar caro do parceiro Lula uma solução imediata para os problemas. Se Lula não promover a mágica ajuda, como Presidentro, os dois podem romper. Lula sabe que o rompimento pode lhe render prejuízos políticos e, sobretudo, econômicos.

Quanto pode custar a "incompreensão" entre Eike e Lula? É uma pergunta que tem uma resposta de alguns bilhões de dólares...


Efeito Marina

Nenhum comentário: