Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O ACADÊMICO E O APEDEUTA...


Por Xico Grazianoem 10/06/2013 às 16:26  / opiniões desativados.

Honoris Causa: a esdrúxula comparação entre FHC e Lula

TAMANHO DA FONTE: A-A+
Era só o que faltava, alguém querer comparar Lula com Fernando Henrique Cardoso nos feitos intelectuais. Aconteceu na matéria jornalística assinada por Lilian Venturini, publicada no Estado (10/6). Sob o título “Lula lidera lista de homenagens a presidentes”, discorre sobre a vantagem de Lula no recebimento de títulos de “Doutor Honoris Causa”, fora as demais “condecorações”, ou seja, medalhas, honrarias, prêmios variados. É totalmente esdrúxula a comparação.
Abaixo está a relação de “Honoris Causas” recebidos por ambos os ex-presidentes Lula e FHC. Mais que a quantidade, basta verificar a origem, quer dizer, a qualidade das honrarias acadêmicas. Em apenas 2 tacadas, Lula aquinhoou 8 títulos de Universidades da Argentina e 5 de Universidades do Rio de Janeiro. Obviamente houve influência política nisso.
Com FHC ocorre o contrário. As mais prestigiadas Universidades do mundo lhe reconheceram o valor intelectual, independentemente da variável política. São incontáveis e incomparáveis as demais premiações, basta olhar seu curriculum vitae.
FHC e Lula podem e devem ser, politicamente, comparados. Sem problemas, afinal são homens públicos extraordinários. Agora, há que existir critério, bom senso. Senão, fica ridículo, propaganda boboca.








Com 55 honrarias, Lula lidera lista de homenagens a presidentes

Com 11 títulos de Doutor Honoris causa recebidos em menos de um mês, petista chega a 25 e supera os antecessores



10 de junho de 2013 
LILIAN VENTURINI - O Estado de S.Paulo
Luiz Inácio Lula da Silva é ex-presidente há 29 meses e desde então recebeu 55 prêmios e honrarias - média de quase duas por mês. Títulos de doutor Honoris causa já foram entregues 24, número que supera o que todos os demais ex-presidentes vivos receberam depois de deixar o cargo. Na soma, só não entrou o atual senador Fernando Collor (PTB-AL), sem nenhum.
Como a conta inclui apenas ex-presidente vivos, ficou de fora da lista Itamar Franco, que governou entre 1992 e 1994.
Lula deu um "grande salto" nessa lista, com oito títulos recebidos em maio, de universidades argentinas, e outras três na semana passada - uma no Peru e duas no Equador. Do total desse tipo de homenagem, 13 são de instituições internacionais, como o Instituto de Estudos Políticos de Paris Sciences Po.
Se a contagem considerasse o tempo anterior à saída da Presidência, FHC seria o líder das titulações. Entre 1970 e 2002, o sociólogo e professor acadêmico recebeu 20 títulos de doutor Honoris causa, um deles de uma universidade brasileira, a Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Na condição de ex-presidente, ele recebeu outros nove.
Enquanto na Presidência, Lula recebeu um. No Brasil, a Universidade Federal de Viçosa abriu a série, seguida depois de cinco instituições do Rio de Janeiro, três de Pernambuco, em seguida Bahia e Ceará. "Mais do que um reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro", costuma dizer Lula no agradecimento, em solenidades de entrega.
Tradicionalmente, o título de doutor Honoris causa é atribuído a acadêmicos, mas em tempos recentes passou a ser oferecido também a personalidades que se destacam em atividades políticas, sociais e diplomáticas. Os nove títulos de FHC são todos de instituições estrangeiras, Entre os países que o homenagearam estão Estados Unidos, Itália, Alemanha e Israel. O mais recente por ele recebido foi o do Instituto Universitário de Lisboa, em Lisboa, em 2002.
Já o senador José Sarney recebeu três, sendo um da Universidade Estadual do Maranhão e dois de universidades romenas.
'Era ideológica'. Para o professor de Teoria Política da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Milton Lahuerta, as titulações a mais do petista refletem o momento do Brasil a partir dos anos 2000, quando o País passou a ter mais destaque nos cenários político e econômico, contexto diferente dos outros líderes. "(A entrega de títulos) é um gesto protocolar e diplomático, mas acima de tudo a demarcação de uma era ideológica. Está se reconhecendo outro tipo de líder", avalia.
Mesmo somados outros tipos de homenagens e premiações, o hoje senador Fernando Collor fica na lanterna quando comparado aos demais ex-presidentes. A assessoria não forneceu informações precisas e somente destacou o título de cidadão paraibano, que lhe foi atribuído em 2007.
Além desse, há o de cidadão honorário de Quebrângulo (AL) e três comendas entregues por prefeituras do interior de Alagoas, reduto eleitoral do senador, que renunciou à Presidência em 1992. Em 2009, um deputado paranaense sugeriu a homenagem, mas retirou o projeto antes que a tramitação avançasse na Assembleia daquele Estado.
Na soma geral de homenagens, Lula está na frente. Além dos 24 Honoris causa, ele tem cinco títulos de cidadania e 26 ordens de mérito e prêmios dados por organizações nacionais e internacionais, algumas diretamente ligadas a causas sociais.
O ex-presidente e atual senador pelo PMDB José Sarney fica acompanha de perto o petista, com 41 honrarias ao todo - 38 resultados de prêmios e homenagens, a maioria ordens de mérito e outras por sua trajetória como escritor.
Na sua coleção, Fernando Henrique Cardoso tem outras 13 honrarias, entre ordens e premiações acadêmicas.
origem:http://www.estadao.com.br/http://www.observadorpolitico.org.br

Nenhum comentário: