Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A PETROBRAS FOI SABOTADA POR QUEM???


Rui Falcão acusa empresários ‘sabotar’ governo 


O presidente do PT, Rui Falcão, desenvolveu uma teoria particular sobre o comportamento do PIB. Acha que a economia não cresce a contento porque o empresariado conspira contra o governo de Dilma Rousseff. Discursando para militantes na cidade goiana de Valparaíso (vídeo acima), o dirigente petista declarou que tem tratado do tema com os parceiros do PT no sindicalismo.
“Eu tenho dito para os nossos dirigentes sindicais: é hora de os trabalhadores irem para cima das empresas, para arrancar conquistas, porque a conjuntura está favorável, para elevar a produtividade, para aumentar a produção, para forçar o investimento que eles estão se recusando a fazer, numa espécie de sabotagem ao nosso projeto.”
Valparaíso fica na divisa de Goiás com o Distrito Federal. Falcão foi à cidade para participar de uma reunião plenária do partido e celebrar a eleição de uma prefeita petista, a professora Lucimara. Ouviu discursos otimistas sobre 2014. Na sua vez de manusear o microfone, ponderou: “Para chegar em 2014 temos que enfrentar o desafio de 2013.” E pôs-se a discorrer sobre a conjuntura.
Para Falcão, o governo arrosta “uma ofensiva grande dos meios de comunicação e dos partidos de oposição.” Para quê? “Para forçar uma elevação da taxa de juros, sob o argumento de que é isso o que vai fazer a economia crescer.” Disse isso na noite de segunda-feira (8), 48 horas antes do anúncio de que inflação dos últimos doze meses atingiu em março 6,59%, furando o teto da meta oficial.
Sem mencionar a carestia, Falcão prosseguiu: “Pode até ocorrer uma pequena elevação da taxa de juros. Mas nós não vamos permitir que qualquer mudança possa significar a promoção do desemprego.” Nesse ponto, afirmou que os antagonistas de Dilma e do PT querem “promover o desemprego”.
Por que a mídia e a oposição tramariam contra o emprego? Na teoria conspiratória de Falcão, a “ofensiva” ocorre “porque país que tem pleno emprego leva a classe trabalhadora a se mobilizar, reivindicar e alcançar novas conquistas.” Foi nesse ponto que o companheiro revelou o conselho que vem dando aos sindicalistas –“ir para cima das empresas para arrancar conquistas” e forçá-las a fazer os investimentos que não chegam graças à “sabotagem”.
Na opinião do mandachuva do PT, Dilma e seu governo não têm culpa do desempenho pífio da economia. “O nosso governo está investindo pesado em infraestrutura”, Falcão declarou. Investe “nos novos aeroportos, na regulamentação dos portos, nas rodovias, ferrovias… Tudo isso para puxar o investimento e manter o crescimento do nosso país.”
Evocando comentário que atribuiu ao ministro petista Aloizio Mercadante (Educação), Falcão disse que os adversários do governo “ficam falando do pibinho” de 2012 (0,9%) sem se dar conta de que o relevante é outra coisa. “PIB pra nós é emprego e renda, é salário no bolso do trabalhador.”
Falcão disse que, a despeito da boa avaliação de Dilma, é preciso vigiar os adversários. Ele os enxerga em toda parte: “Eu quero me referir ao conjunto da oposição, que não é somente o PSDB, não é somente o PPS, não é somente o DEM. É o conjunto de forças presentes no Ministério Público, no Judiciário, na grande mídia monopolizada… Esses são os que não toleram o tipo de governo que a gente faz.”
Ironizou o tucanato em duas passagens. Numa, fez troça de regulamentação da PEC das Domésticas apresentada pelo PSDB na Câmara. Realçou dois pontos da proposta tucana: redução do FGTS das domésticas de 8% para 4% e eliminação da multa de 40% para os casos de demissão sem justa causa. “Isso para que não haja demissão dos trabalhadores domésticos!”, exclamou.
No trecho seguinte, referiu-se ao fato de Aécio Neves ter chamado o golpe de 64 de “revolução”. “O pretenso candidato à Presidência considera o golpe de 1964, a ditadura que matou centenas de brasileiros, desapareceu com outros, mandou milhares para o exílio, ele considera revolução de 64. São essas pessoas que querem assumir o governo do Brasil.”
Falcão também falou sobre a conveniência de o PT ceder espaços aos aliados nas composições estaduais. “Nós não vamos poder ter candidato a governador em todos os Estados, todo mundo sabe disso.” Nesse ponto, o presidente do PT como que dimensionou a fome de poder da legenda. Disse que “é preciso ter muito diálogo” para costurar uma coligação que se torne “programática”. Lero, vai, lero vem sapecou:
“Podemos construir uma coligação programática, que trace caminhos para o futuro, para mais dez anos, para mais 20 anos” de poder. Acha que o poder longevo deixou de ser um sonho. Benevolente a mais não poder, Falcão disse que, na era petista, o governo recuperou a capacidade de planejar. “Não é mais um regime anárquico, um governo anárquico. A gente tem que ter continuidade com planejamento.”
Num comentário que pareceu dirigido ao quase-ex-aliado Eduardo Campos, presidenciável do PSB, Falcão afirmou que convém “evitar que haja fragmentação na nossa base aliada.” Deu a entender que vem engolindo sapos. “Tem hora que a gente fica com a língua coçando para dar alguma resposta para alguns aliados. Mas a temperança faz bem.” Falcão insinua que o troco virá oportunamente. “Sempre haverá tempo de dar as respostas no momento certo.”
De resto, convocou o petismo a sair às ruas por duas cruzadas do partido. Uma pela regulamentação da mídia e outra pela reforma política. Planeja-se nos dois casos coletar mais de 1,5 milhão de assinaturas para levar ao Congresso projetos de “iniciativa popular.” Na reforma política, Falcão realçou o financiamento exclusivamente público das campanhas.
Disse que, em vez de elevar os gastos públicos, as campanhas bancadas pelo erário vão reduzir os dispêndi-los. Como assim? Para Falcão, vai acabar a corrupção que costuma chegar nas pegadas das doações. Ironia suprema: pouco antes de levar aos lábios o vocábulo corrupção, Falcão dirigira um cumprimento ao companheiro Delúbio Soares, que o assistia do fundo da sala.

Nenhum comentário: