Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 4 de março de 2013

POLITICAGEM PEQUENA DA PR.

Coluna da segunda-feira
      Dilma isola o PSB
Quinze dias após cancelar visita a Pernambuco, a presidente Dilma volta ao Nordeste. Passa o dia, hoje, na Paraíba, Estado administrado pelo socialista Ricardo Coutinho, do mesmo partido do governador Eduardo Campos.
A passagem de Dilma pelo vizinho Estado tem o propósito de neutralizar o crescimento da candidatura de Eduardo. O Palácio nega, mas a pauta confirma. A agenda da presidente em João Pessoa não abriu espaços para atos com o governador.
Ela inaugura obras da Prefeitura, comandada por um petista, sem a presença do governador, que irá apenas recepcioná-la no aeroporto. Na parte da tarde, Dilma estará em Campina Grande para vistoriar uma obra federal e depois almoça na chácara de Enivaldo Ribeiro, pai do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP).
Uma agenda, portanto, sem nada que efetivamente envolva o governador paraibano. Isso respinga, naturalmente, em Eduardo. Ricardo Coutinho, além de ser do PSB, tem relação próxima com o governador pernambucano.
Na semana passada, Dilma recebeu em Palácio o governador do Ceará, Cid Gomes, da corrente socialista contrária a uma provável candidatura de Eduardo a presidente, com quem discutiu uma estratégia para isolar o presidente do PSB e evitar que sua candidatura se propague no Nordeste.
O roteiro pela Paraíba, desprestigiando o PSB e enchendo a bola do prefeito petista de João Pessoa, é uma demonstração muito clara de que Dilma segue orientações do ex-presidente Lula para recuperar o terreno do PT perdido no Nordeste para o PSB.
E, consequentemente, minar qualquer chance da candidatura de Eduardo ao Palácio do Planalto crescer a partir do Nordeste pelos Estados governados pelo PSB.
PROTESTO– Informada que seria recebida debaixo de um ruidoso protesto, hoje, em João Pessoa, por parte de criadores que estão perdendo o rebanho por causa da seca, a presidente Dilma abriu espaço na sua agenda para receber uma comissão organizadora da manifestação. A Paraíba é o segundo Estado que se observa o maior número de reses abatidas pela longa estiagem. Nas proximidades do aeroporto de João Pessoa serão expostas várias cabeças de reses mortas.
Serra na disputa - Sabendo que José Serra pode se filiar ao PPS para disputar à Presidência da República, a equipe de João Santana, marqueteiro de Dilma, decidiu incluir o nome do ex-governador de São Paulo na próxima rodada de pesquisas de intenção voto, que testará também o nome do governador Eduardo Campos.


Em favor de Suape - O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, dirá, hoje, ao governador Eduardo Campos, que fará um grande movimento contra a MP dos portos, que no caso de Pernambuco tira a autonomia de Suape. “O direito dos portuários é imexível”, diz ele, que não chega só para a conversa. Vem acompanhado de líderes de diversas confederações de trabalhadores.
Missão patriota - O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), assume, hoje, a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco com uma missão estratégica: bombar a candidatura de Eduardo ao Planalto junto aos prefeitos. E já começou a trabalhar, tanto que o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, da corrente do PMDB que faz oposição ao governador, admite apoiá-lo.
Inimigos declarados - Segundo a revista Veja, o próximo passo dos Gomes no Ceará será mudar de partido no segundo semestre para rachar o palanque de Eduardo no Nordeste. Cid e Ciro Gomes conversaram com o PRB, comandado pela Igreja Universal, e com o PSD de Gilberto Kassab. Ambos estão prontos para acolher os dois caciques cearenses.

CURTAS
RAINHA DA INGLATERRA– Em Tabira, no Sertão do Pajeú, o que se comenta é que o prefeito Sebastião Dias (PTB) é uma verdadeira rainha da Inglaterra. Quem está mandando de fato na Prefeitura é o ex-prefeito Josete Amaral numa tabelinha com o ex-prefeito Rosalvo Sampaio, o Mano.
O NOME– A grande aposta do governador Eduardo Campos para sucedê-lo em 2014 atende pelo nome de Paulo Câmara, secretário da Fazenda. Basta observar as últimas movimentações do dono do cofre, que começou pelo encontro de Gravatá, onde fez a palestra mais elogiada e aplaudida pelos prefeitos.
Perguntar não ofende: Filiando-se ao PT, Fernando Bezerra garantiria sua manutenção na pasta da Integração?
'Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, do que o que se vangloria e tem falta de pão'. (Provérbios 12:9)

Nenhum comentário: