Pesquisar neste Blog

sábado, 23 de agosto de 2014

O BURACO NEGRO ESTÁ ABERTO ...

Estagflação

Qual a pior combinação possível existente na economia? Simples: uma atividade estagnada com elevada inflação, i.e., a estagflação. Sua existência é a refutação empírica da famosa curva de Phillips, que cria uma falsa dicotomia entre atividade (emprego) e índice de preços.
Seus adeptos, como nossos desenvolvimentistas da Unicamp, acreditam que para se obter mais empregos é preciso tolerar “um pouco” mais de inflação. Esse tem sido o discurso oficial do governo do PT desde o começo, tendo no ministro Guido Mantega seu maior expoente.
O Banco Central seria mais tolerante com a inflação para não derrubar a atividade econômica. Resultado prático: a atividade parou, enquanto a alta dos preços continua, mesmo com preços administrados pelo governo represados.
Hoje foi divulgada pelo IBGE a produção industrial de abril. Uma queda de quase 6% ano contra ano! A indústria tem sofrido particularmente mais com os equívocos do governo, mas não é o único setor que sofre. Sem nenhum tipo de reforma estrutural para reduzir o “Custo Brasil”, a indústria fica refém das benesses estatais, e todos passam a “investir” em lobby para conseguir subsídios. Não funciona.
Produção industrial
Fonte: Bloomberg
Segundo pesquisa divulgada ontem pelo Pew Research Center, 85% dos brasileiros entrevistados apontam para a inflação como a grande preocupação. O clima de insatisfação é geral, e não é para menos: apesar de a economia como um todo não crescer mais e a indústria perder atividade, o índice de preços ao consumidor segue rodando acima de 6% ao ano!
Fonte: Bloomberg
Fonte: Bloomberg
O governo continua em negação da realidade. Hoje mesmo o ministro Mantega afirmou que a atividade vai se recuperar no segundo semestre e que a inflação vai ceder. Sonho de uma noite de verão, autoengano, mentira deliberada, qualquer coisa, menos previsão calcada em sólidos fundamentos.
A atividade deve arrefecer ainda mais, talvez até entrar em território negativo, e se o PIB chegar a 1% de crescimento em 2014 já está de bom tamanho. Para ser medíocre precisa melhorar muito ainda. Enquanto isso, a inflação poderá estourar o teto da elevada meta, de 6,5%, mesmo com preços congelados. Culpar o clima? A safra? O tomate? Piada de mau gosto.
O mau humor dos brasileiros é totalmente legítimo. Há uma deterioração a olhos vistos em curso, e o país já se encontra em um quadro de estagflação, produzida pela incompetência do governo Dilma e sua equipe econômica “desenvolvimentista”.
Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: