Pesquisar neste Blog

sábado, 16 de agosto de 2014

ENCOLHEU...

15/08/2014
 às 15:15

Economia brasileira contraiu 1,20% no 2º trimestre, mostra prévia

Na VEJA.com:

O IBC-Br é divulgado mensalmente pelo Banco Central e incorpora estimativas da produção dos setores de serviços, indústria e agropecuária. É considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), recuou 1,48% em junho sobre maio, fechando o segundo trimestre com queda de 1,20% contra o período anterior, de acordo com dados dessazonalizados do Banco Central. A contração mensal é a maior desde maio do ano passado, quando o indicador recuou 1,68%.
Analistas consultados pela Reuters esperavam queda de 1,30%, de acordo com a mediana de 23 projeções que foram de recuo de 0,50% a 1,80% no sexto mês do ano. Na comparação de junho com o mesmo mês de 2013, porém, a queda foi ainda mais significativa, de 2,68%. Considerando o acumulado do ano, de janeiro a junho, o IBC-Br mostra quase uma estagnação, ao registrar crescimento de apenas 0,08%, como mostrou o BC nesta sexta-feira. Em 12 meses até junho, a alta é maior, de 1,41%.
Segundo o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, não é correto afirmar que a variação do PIB do Brasil foi negativa no segundo trimestre tendo como base o IBC-Br. O diretor, que participa de seminário em São Paulo, disse que a projeção do BC para o PIB é a que consta no Relatório de Inflação, ou seja, de 1,6% para 2014.
Por Reinaldo Azevedo

Fonte:http://veja.abril.com.br/

Nenhum comentário: