Pesquisar neste Blog

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MANTER O ARDIL DO DESCONTO


Desconto de 20% nas contas de luz está garantido, diz governo



Segundo Márcio Zimmermann, do Ministério de Minas e Energia, gasto com as térmicas é conjuntural; a redução de 20% na tarifa é estrutural e será mantida






Eduardo Rodrigues, da Agência Estado
VEJA TAMBÉM

Ministro admite que consumidor pagará por uso de térmicas
País acumula riscos macro e microeconômicos, que podem se refletir nas eleições de 2014
BRASÍLIA - Apesar de o próprio governo já admitir que o custo do uso acentuado das usinas térmicas será repassado aos consumidores, o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse há pouco que o gasto com essas usinas não compromete o desconto de 20% nas contas de luz, a partir deste ano. "A redução de 20% é estrutural, enquanto o gasto com as térmicas é conjuntural. Não podemos misturar uma coisa com a outra", afirmou.

Ontem em entrevista à TV Globo, o ministro Edison Lobão disse que o impacto do uso em grande escala das térmicas seria de cerca R$ 400 milhões por mês, ou menos de 1% de impacto para os consumidores. Mas analistas de mercado projetam impactos maiores.

Zimmermann disse ainda que o País não corre o risco de passar por um novo período de racionamento de energia. Segundo ele, apesar dos reservatórios estarem em níveis baixos, o sistema hidrotérmico brasileiro está equilibrado. "Em 2001 o problema era a falta de usinas, e hoje não temos esse problema. As usinas térmicas entram nos leilões de energia para serem usadas quando houver necessidade. Essa é uma característica do nosso sistema", disse.


Fonte:http://economia.estadao.com.br

Nenhum comentário: