Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 12 de julho de 2013

ATITUDE DECENTE...






Presidente eleito do Paraguai rejeita


volta ao Mercosul


 




Segundo Cartes, entrada da Venezuela não respeitou as normas legais. 
País havia sido suspenso após destituição do presidente Fernando Lugo.

Da France Presse
161 comentários
O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, rejeitou nesta sexta-feira (12)reintegrar seu país ao Mercosul, após manifestar que a entrada da Venezuela no bloco e a entrega da presidência rotativa ao presidente Nicolás Maduro não se ajustam aos tratados internacionais firmados pelos sócios fundadores.
'As características jurídicas da entrada da Venezuela como membro pleno doMercosul, em julho de 2012, não respeitaram as normas legais', afirmou Cartes em um comunicado divulgado após a cúpula do Mercosul em Montevidéu, onde ficou decidido o retorno do Paraguai ao bloco, com a anulação da medida imposta a Assunção após o impeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo.
A Venezuela assumiu durante o encontro na capital uruguaia a presidência rotativa do bloco comercial sul-americano. "Amamos o Paraguai. Nos comprometemos coletivamente e na presidência (do Mercosul) a iniciar as ações imediatas para que tenhamos a incorporação do Paraguai", disse o presidente Nicolás Maduro.
Lugo foi destituído pelo Congresso acusado de mau desempenho em um veloz e questionado julgamento político e o então vice-presidente Federico Franco assumiu a chefia do Estado.
Franco entregará o poder no mês que vem ao presidente eleito, o empresáro Horacio Cartes, do tradicional Partido Colorado, e ele já manifestou sua disposição de trabalhar pela normalização das relações do Paraguai com a região.

Nenhum comentário: