Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DECISÃO EM DEFESA DOS MENSALEIROS

Ministro Dias Toffoli conclui voto sobre Ficha Limpa e diverge do relator

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
15/02/2012 | 16h29 | Julgamento



Em voto-vista apresentado na tarde desta quarta-feira (15) no julgamento que trata da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli disse entender que, em respeito ao princípio da inocência, só pode ser considerado inelegível o cidadão que tiver condenação transitada em julgado (quando não cabe mais recurso).

Ainda de acordo com o ministro, o mesmo se aplica ao caso de inelegibilidade de quem for excluído do exercício da profissão por decisão de órgão profissional competente. A inelegilidade, para o ministro, só deve passar a existir depois de vencido o prazo para interposição de eventual recurso administrativo.

Com relação à retroatividade da lei, o ministro disse entender que é possível aplicar a lei a fatos ocorridos anteriores à sua edição.

No início do julgamento, em novembro de 2011, o relator das ações (ADCs 29 e 30 e ADI 4578), ministro Luiz Fux, votou pela constitucionalidade da norma, sendo acompanhado pelo ministro Joaquim Barbosa, que votou em sessão realizada em 1º de dezembro do ano passado. Após o voto do ministro Joaquim Barbosa, pediu vista do processo o ministro Dias Toffoli.

Do portal do STF



Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

----------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES | NOTIFICAÇÕES | AVISOS LEGAIS

----------------------------------------------------------
1. Os comentários aqui exibidos refletem, exclusivamente, as opiniões isoladas dos visitantes do Blog!
2. O Administrador deste Blog não se responsabilizará, em hipótese nenhuma, por quaisquer danos que, por ventura, estes venham causar, a quem quer que seja!
3. Mensagens com SPAM ou que não tenham relação com o conteúdo do Post não serão toleradas.
4. Para maiores detalhes, leia a POLÍTICA DE PRIVACIDADE e os TERMOS DE USO deste Blog!

Obrigado!